NetMundial Initiative promete modelo multissetorial, mas com cadeiras permanentes

0

O NetMundial Initiative será uma plataforma online de submissão de participação bottom-up (de baixo para cima) multissetorial para impulsionar soluções para o ecossistema de governança da internet com base nos princípios do NetMundial original realizado no Brasil. Anunciada oficialmente nesta quinta-feira, 6, pelo Comitê Gestor de Internet (CGI.br) com a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) e o Fórum Econômico Mundial (WEF), a iniciativa terá as três entidades formando um comitê de transição que definirá um Conselho de Coordenação e que terá cadeiras permanentes.

O comitê de transição será dissolvido assim que formar o Conselho, que será constituído em um processo transparente de autonomeação (que receberá propostas até o dia 6 de dezembro) de 20 membros distribuídos entre quatro setores (acadêmico, comunidade e fundações técnicas, sociedade civil, organizações governamentais e intergovernamentais, e setor privado) e cinco regiões (África, Ásia/Oceania, Europa, América Latina e Caribe e América do Norte). As cinco cadeiras permanentes serão para os três organizadores, além do Internet Governance Forum (IGF) e o grupo I* (Istar), framework aprovado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) que propõe abordagem baseada em agentes para requerimentos de engenharia.

A justificativa é que tanto o IGF quanto o I* teriam essa posição permanente por serem corpos técnicos, assim como a ICANN. A participação do Fórum é, inclusive, fundamental para a comissão. "A NetMundial Initiative vai complementar o IGF, temos que juntos entender os problemas para avançar a agenda de prioridades da comunidade, e aqui complementamos a iniciativa com vários players existentes e incluindo novos. A NetMundial não vai duplicar o trabalho", declara o presidente e CEO da ICANN, Fadi Chehadé. "Como é uma plataforma aberta, é a mãe de todos os níveis bottom-up, qualquer um pode participar e trazer ideia, não precisa de permissão para trazer inovação, projetos, coalizão de pessoas que permitam a governança da internet e com a mesma abordagem (do NetMundial original)."

Por outro lado, a presença da ICANN confirma que a corporação norte-americana terá, sim, participação ativa tanto no comitê de transição quanto no conselho. "A ICANN está participando para clarificar que nosso papel deveria permanecer onde está e que há outros problemas que as pessoas deveriam resolver e endereçar em outros mecanismos, não pela Corporação", tentou explicar Chehadé. "Somos grandes entusiastas de que a internet deveria ser governada da mesma forma que é arquitetada, que é altamente distribuída e participativa."

Estrutura

O Conselho de Coordenação deverá assegurar que as contribuições sigam os princípios do NetMundial, além de estabelecer um cronograma de trabalho para colocar em prática as ações, atrair novas ideias e soluções, atrair financiamento, coordenar as atividades para maximizar esforços e evitar redundância, e estabelecer ligações com outros fóruns, incluindo o IGF. A previsão é que o Conselho esteja formado e funcionando no começo de 2015, com a primeira reunião já marcada para janeiro.

A posição do NetMundial Initiative também demonstra uma influência do WEF e da ICANN na ausência de uma cadeira permanente para a UIT. Vale lembrar que o governo norte-americano se opõe fortemente a utilizar a União como fórum para discussão de Internet, o que levou a delegação dos Estados Unidos a promover diversas tentativas de minar discussões nesse escopo durante a Conferência Plenipotenciária da UIT em Busan, na Coreia do Sul, nas últimas semanas. "A UIT, o IGF e o WEF, todos terão seus próprios diálogos e frameworks de soluções", declarou o diretor do Fórum Econômico Mundial, Richard Samans. Ele explica que o próprio envolvimento do WEF é devido ao papel de agências e financiadores. "Eles não estão tão focados quanto poderiam para dar suporte e um bom trabalho. E criando uma plataforma internacional podemos ter uma arquitetura colaborativa para suportar uma visão bottom-up de como o ecossistema de governo pode e deveria evoluir", declarou. Os membros ressaltaram que as entidades não irão financiar o projeto, que será baseado no princípio de crowdfunding e crowdsourcing.

Uma das iniciativas previstas é a criação de um mapa de soluções e gargalos que poderá ser acessada pela plataforma online e será autoalimentado. A intenção é que isso evite a duplicação de esforços. "Se as coisas tiverem sendo endereçadas e terem soluções, elas estarão no mapa, que será construído de forma bottom-up", declara Samans.

Sociedade civil

A sociedade civil estará representada nas cadeiras que serão autonomeadas, não nas permanentes. E a diferença de diferentes subsegmentos será limitada às contribuições. "Será baseado nas informações submetidas dos aplicantes, e serão diferentes grupos representando diferentes segmentos da sociedade civil. Isso será um argumento forte para acessar a proposta, e acho que isso acontece de forma semelhante ao que tivemos de nomes para o NetMundial", declara o secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e coordenador do CGI.br, Virgílio Almeida. Ele sugeriu ainda que diferentes grupos indiquem nomes para representação.

Isso significa que não haverá um diálogo fácil, já que a iniciativa se propõe como uma plataforma mundial, mas pode não dar espaço suficiente para a sociedade civil no Conselho. "Não queremos escolher alguém no lugar de alguém; se muitas pessoas apareceram na mesma região e setor, vamos decidir com critérios claros", defendeu Fadi Chehadé, da ICANN. "Há preocupação de quem vamos selecionar. Se eles selecionarem alguém da sociedade civil, não vamos ter nada a dizer, só vamos mover em frente se a sociedade escolher um representante", complementa Richard Samans, do WEF.

Plataforma calcada

Trata-se de uma abordagem semelhante ao que foi realizado na organização do NetMundial, com a submissão de propostas por meio do site do evento. Na ocasião, foram 188 contribuições, gerando redundância nas propostas e até mesmo pontos desalinhados, como as inúmeras menções à necessidade de transferência de controle das funções da Internet Assigned Numbers Authority (IANA), atualmente de responsabilidade do ICANN – a questão foi endereçada pelo governo norte-americano, que prometeu cooperar na transição do controle para um modelo multistakeholder pouco antes do evento.

Importante notar também que o NetMundial teve 38,5% dos participantes compostos por representantes de governos, contra 18,1% da sociedade civil, 14,4% do setor privado e 9,8% do meio acadêmico. Essa proporção alterou significativamente o resultado do documento final do evento, que acabou cedendo a pressões dos Estados Unidos e Comissão Europeia e deixou de lado questões amplamente requisitadas pelos participantes, como cibersegurança e neutralidade de rede. Se o NetMundial Initiative se propõe como um fórum para levar essas e outras discussões adiante, será preciso se livrar de amarras e pressões. A plataforma já está aberta para as nomeações, e os representantes escolhidos ditarão qual tendência a iniciativa irá seguir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.