O que é DevOps? – Conceito

3

Conceitualmente podemos dizer que DevOps é uma metodologia de desenvolvimento de software que utiliza a comunicação para integrar desenvolvedores de software e profissionais de infraestrutura de TI, para quem atua na área sabe que integrar essas áreas é uma missão quase impossível.

Muitas empresas principalmente as maiores liberam novas versões de software com grande periodicidade, para conseguir a agilidade necessária para colocar as aplicações em produção é imprescindível a utilização, consideração e orientações de um DevOps.

Ficou conhecida como implementação contínua ou entrega contínua, porque ao padronizar ambientes de desenvolvimento auxilia as empresas no gerenciamento do lançamento de novas versões, além de controlar e documentar a emissão de relatórios com diversidade de granularidade.

As empresas possuem problemas no processo de liberar e implementar novas versões porque na maioria das vezes tudo é realizado manualmente sem automação e obviamente a quantidade e frequência da incidência de erros é alta, seu maior desejo é conseguir ganhar flexibilidade para gerenciar e conduzir o processo de implantação de versão sem precisar editar tudo na linha de comando.

Para conseguir a redução da incidência dos problemas e aumentar a flexibilidade e automação foi definido que a disparada deverá ser realizada por recursos não operacionais, em ambientes específicos que não estejam "em produção", assim o desenvolvedor adquiri maior controle sobre o ambiente, e a infraestrutura maior entendimento sobre os aplicativos.

Essas alterações só serão possíveis e factíveis de serem implantadas com a simplificação dos processos, processos simples se tornam claramente articuláveis, a correta utilização do DevOps é a garantia para a simplificação desejada nos processos.

Por fim as integrações DevOps tem como maior objetivo a entrega de produtos, possibilitar testes de qualidade, desenvolvimento de características e releases de manutenção, com o objetivo de incrementar a confiança e segurança, desenvolvimento rápido com ciclos.

Para que tudo isso seja possível é importante salientar que muito das ideias e pessoas envolvidas com DevOps são oriundas dos movimentos de gerenciamento de sistemas empresariais e desenvolvimento ágil de software.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.