Superapps brasileiras não terão mesmo sucesso das chinesas

0

Abrindo a edição de 2019 do Forum Mobile Transformation, promovido pela TI INSIDE nesta terça-feira, 4 o painel "O desafio da Construção de SuperApps" trouxe para a discussão o fenômeno desenvolvido pelos chineses, que criaram o WeChat, e que está inspirando o surgimento de novos apps no Brasil, agregando diferentes funções e iniciativas de mercado.

Para Thiago Macruz, líder responsável pela cobertura de Varejo, e-Commerce e Saúde da Itaú BBB Corretora, há que se reforçar as diferenças entre os consumidores chineses do resto do mundo. "Como houve uma barreira na China com os produtos americanos e do resto do mundo como WhatsApp, Facebook ou Google, os superapps foram a saída encontrada pra se fazer tudo que o mundo ocidental fazia, só que em um único app", lembrou Macruz, enfatizando também o fato que ao agregar meios de pagamento motivou o grande motor desses superapps.

"Na minha opinião, no Brasil, por termos outros meios de pagamento, muito mais desenvolvidos e muitos outros serviços que às vezes até se sobrepõe acho difícil que haja espaço para um único superapp ter sucesso como o da China", ressaltando que lá existe cartão de crédito de plástico comum no Ocidente. "Antes os chineses usavam dinheiro em espécie, e só o fato de o WeChat incluir a walett digital foi o suficiente para seu sucesso, e daí eles passaram também a fazer compra on line".

Para Alberto Delgado, diretor digital da Easynvest, os números da mobilidade são expressivos no Brasil. Segundo pesquisas recentes o brasileiro gasta em média 4 horas e 21 minutos conectado pelo celular, sendo desse total de tempo 95% são gastos com mensagens e o restante do tempo navegando.

"Estes números demonstram o quanto há de engajamento no mercado e no nosso caso é uma forma de avaliarmos como o indivíduo poderá empregar seu dinheiro em investimentos por meio de app", comentou Delgado. De acordo com o executivo há no mercado nacional uma grande aderência das pessoas ao celular, uma grande fricção de tráfego de dados, e ele aponta que estamos agora numa etapa de amadurecimento que levará as pessoas a consumirem, ainda mais, via apps desde que eles sejam desenvolvidos de maneira cada vez mais simples e acessíveis. 

Patrick Scripilitti, diretor de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da VTEX, fez uma comparação entre os Superapps e o m-Commerce. "Como se sabe o termo m-commerce foi originalmente cunhado em 1997 por Kevin Duffey, para significar a entrega de recursos de comércio eletrônico diretamente na mão do consumidor, em qualquer lugar, via tecnologia sem fio e de outro lado os superapps, concentram num único local, produtos, meios de pagamento, serviços e uma infinidade de vieses para o cliente", explica.

"Porém enxergamos nesse cenário um futuro de união de ambos, no que poderíamos considerar o Unified Commerce. Na verdade, a disputa acontecerá para saber quem fica no celular do cliente. A oferta e procura é realmente grande e é preciso que as redes de varejo e lojistas, de uma forma geral, compreendam os diversos meios que estarão disponíveis para agregar e acompanhar os negócios em que atuam.", concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.