Site da UIT sofre ataque e interrompe encontro em Dubai

0

Durante a tarde da quarta-feira, 5, o site da União Internacional de Telecomunicações (UIT) passou por problemas, apresentando links que não funcionavam. Nesta quinta-feira, a UIT revelou que vários dos serviços online, particularmente relacionados a seções de publicações de documentos da Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais (WCIT-12) em Dubai, ficaram fora do ar, inclusive interrompendo um encontro do Grupo de Trabalho 1 do Comitê 5. Em comunicado, a entidade afirma que o ocorrido "reforça a importância da cibersegurança", embora apenas mencione que "alguns grupos hackers têm reclamado a autoria".

"Como medida de contingência, o tráfego de rede foi redirecionado para um site backup hospedado em outra região geográfica", afirmou a entidade. O problema permaneceu por pelo menos duas horas, segundo a UIT, e acabou impedindo o acesso à informação justamente no canal de comunicação oficial da WCIT-12. "Alguns delegados ficaram frustrados por não conseguir acesso a alguns dos documentos de trabalho online que estavam sendo considerados nas reuniões".

O secretário-geral da UIT, Dr. Hamadoun Touré, disse que as ameaças online contra a conferência em Dubai ferem os princípios de liberdade de expressão e que o "acesso irrestrito a informação", como colocou o texto da entidade, tem sido "difícil de defender". Apesar do ataque ter sido bem sucedido em atrapalhar um encontro na conferência em Dubai, Touré afirma que é "irônico" que os protestos a favor de uma Internet livre prejudiquem justamente os que estão tentando ter acesso às informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.