Transformação digital impacta nas carreiras em alta para 2020

0

A Transformação Digital e os frequentes avanços da tecnologia em todas áreas e indústrias têm aumentando a competitividade das empresas, a disputa por vagas de trabalho e a exigência do aprendizado contínuo.

Uma pesquisa da Robert Half mostrou que 81% dos líderes sentem dificuldade de encontrar mão de obra qualificada por causa dos avanços tecnológicos. Entre os motivos está o fato de que as mudanças são rápidas e as atualizações dos profissionais, muitas vezes, não acompanham essa velocidade.

O Guia Salarial 2020 da Robert Half evidencia como a busca das organizações por inovação e a possibilidade de "surfar a onda" digital tem impactado no surgimento de novos cargos e a demanda por posições ligadas ao tema. 

Mercado financeiro e seguros:

Gerente de Inovação Digital

– Motivo da alta demanda: com a transformação digital cada vez mais presente no dia a dia das empresas, esse profissional com qualificações específicas estará apto a liderar este processo de avanço tecnológico, sendo um catalisador de bons resultados.

– O que faz: é o profissional que trabalha para formular, implementar e gerenciar as ferramentas e processos de inovação dentro da companhia, com a responsabilidade de administrar corretamente os fundamentos principais, como pessoas, estratégia, processos e recursos.

– Salário: 18.200/ 22.500/ 26.550/ 32.650.

Tecnologia

Desenvolvedor Mobile Sênior

– Motivo da alta demanda: o aumento da conectividade entre as pessoas e dentro das organizações demanda mais profissionais especializados em desenvolvimento de software.

– O que faz: é o profissional que escreve os códigos para construir as aplicações. É responsável por analisar, projetar, documentar, testar e implantar sistemas de Tecnologia da Informação, tanto para computadores como para outros dispositivos.

– Salário: 7.700/ 10.000/ 12.950/ 15.750.

Cientista de Dados

– Motivo da alta demanda: necessidade do mercado em ter um profissional habilitado para desenvolvimento e análise de técnica de informações e dados coletados em diversas redes, especialmente na internet.

– O que faz: Possui uma visão sistêmica, com conhecimentos essenciais matemáticos, de estatística, processamento e linguagem de software.

– Salário: 13.100/ 17.000/ 21.950/ 26.700.

Chief Technology Officer (CTO)

– Motivo da alta demanda: a realidade da transformação digital no mercado exige um profissional de nível executivo que tenha uma visão ampla do que acontece na empresa e uma vasta experiência em tecnologia, colocando em prática os objetivos e metas da companhia.

– O que faz: esse líder seleciona e retém talentos criativos para auxiliá-lo no desenvolvimento de projetos estratégicos, identifica oportunidades e fica atento aos riscos, aplica novas tecnologias e pensa no futuro da empresa, participa de decisões importantes e fornece soluções para a empresa.

– Salário: 24.700/ 32.000/ 41.350/ 50.300.

Vendas e marketing 

Head of Growth

– Motivo da alta demanda: empresas em forte processo de expansão precisam organizar processos para acelerar seu crescimento. É necessário criar uma ponte entre as áreas de vendas, marketing e pós-venda, utilizando métodos estatísticos para que se possa tomar decisões e desenhar iniciativas estratégicas.

– O que faz: esse líder encontra oportunidades para o sucesso, criando estratégias específicas visando resultados para o crescimento rápido da empresa. O profissional deve ter conhecimento técnico e conceitual de Marketing, entender de processos, metodologia de experimentos e tecnologia, inspirar a criatividade na equipe e, acima de tudo, compreender a psicologia do consumidor.

– Salário: P/M 13.000/ 16.000/ 19.650/ 21.600; G 17.250/ 25.000/ 30.700/ 33.800.
Analista de Marketing Digital

– Motivo da alta demanda: com a expansão da interação de consumo por meio das redes digitais, é necessário que as empresas tenham um profissional que identifique o seu consumidor, saiba onde ele se concentra e o que ele busca para, então, construir ações de relacionamento com este público focando nos objetivos estratégicos de marketing pré-estabelecidos pela companhia.

– O que faz: deve conhecer o cenário da comunicação digital, desenvolver sites, e-mails marketing, links patrocinados, SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Buscas) e campanhas em redes sociais a fim de planejar ações que levem a mensagem da marca ao consumidor.

– Salário: P/M – 3.450/ 5.000/ 6.150/ 6.800; G – 5.500/ 8.000/ 9.800/ 10.800.

Recursos Humanos 

Gerente de Treinamento e Desenvolvimento

– Motivo da alta demanda: atrair e reter talentos nas organizações é um grande desafio e uma atitude chave para manter o alto desempenho e produtividade das companhias, especialmente na era da transformação digital. Por isso, ações internas que estimulam o engajamento dos colaboradores tornam-se cada vez mais necessárias.

– O que faz: a área atua com diversas competências, desde o treinamento básico do novo funcionário, passando por parcerias com instituições de ensino e idealização de cursos in company, até a transmissão de informações do nível estratégico ao operacional, aplicação de pesquisas de clima e demais métodos relativos à área.

– Salário: P/M 12.800/ 15.000/ 16.950/ 20.150; G 15.600/ 18.250/ 20.600/ 24.500.

Confira alguns dos cargos em alta por conta da transformação digital (Fonte: Guia Salarial 2020 da Robert Half/ Valores em reais).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.