Publicidade
Início Notícias Tráfego móvel de jornais e revistas dos EUA dobrou em 2012

Tráfego móvel de jornais e revistas dos EUA dobrou em 2012

0
Publicidade

Jornais e revistas impressos dos EUA foram surpreendidos pelo forte crescimento do tráfego a partir de dispositivos móveis (smartphones e tablets) no ano passado. De janeiro a dezembro de 2012, a participação desses devices no tráfego digital total da Hearst Newspapers, grupo com vários jornais locais, saltou de 11% para 21%. Na Forbes, esse percentual é de 25% atualmente. E na Meridith Corporation, grupo com veículos voltados para o público feminino, já atinge 50%. Representantes dessas empresas participaram de um painel sobre o tema na CES 2013, em Las Vegas, nesta segunda-feira, 7.

Embora o crescimento tenha sido significativo, os grupos editoriais ainda não sabem transformar a plataforma móvel em um veículo superavitário. As empresas reclamam do excesso de fragmentação de sistemas operacionais e dos custos relacionados para solucionar esse problema. "Costumo dizer que trabalhamos com três plataformas e meia: Android, iOS, Windows Phone 8 e variantes de Android, como aquela do Kindle Fire, da Amazon", disse Alex Limeris, da Next Issue Media. No caso de sites móveis, uma saída para a fragmentação seria o uso de design responsivo, através do qual o conteúdo se adapta automaticamente a qualquer tamanho de tela, solução adotada pelos veículos da News Corporation, por exemplo.

O modelo de negócios em mobilidade não está claro para os grupos editoriais. Alguns trabalham com assinatura digital, mas uma das questões é quanto cobrar (ou talvez nem sequer cobrar) dos assinantes atuais da versão impressa. Os anunciantes tampouco se adaptaram à nova mídia. "Não dá para simplesmente diminuir o anúncio para a tela do celular. Tem que saber onde o consumidor está e o que ele quer ver ali", comenta Liz Schimel, da Meredith Corporation.

Também há incertezas quanto ao conteúdo: até que ponto ele deve ser adaptado à nova mídia? Liz, da Meredith, é a favor de se acrescentar ferramentas que utilizem as características únicas desses devices, mas com cuidado: " a versão móvel não pode ser completamente diferente da experiência da revista, senão fica confuso." A Time Inc. optou por incluir fotos extras e vídeos em suas versões para tablets. Mas Perry Solomon, seu vice-presidente de mídia digital, compartilhou uma informação interessante: nove em cada dez assinantes da Time que acessam as versões impressa e digital dizem que não querem abandonar a primeira.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile