Mais de 50% dos profissionais de TI no país preferem linguagem Cobol para criação de apps

2
6

A linguagem de programação orientada para o processamento de banco de dados comerciais, mais conhecida como Cobol, ainda é relevante para o desenvolvimento de aplicativos. É o que indica pesquisa realizada em novembro passado pela Micro Focus, especializada em ferramentas de gerenciamento e modernização de aplicações, com mais de 370 profissionais da área de TI no Brasil.

Segundo o estudo, 52% dos entrevistados usam o Cobol como principal linguagem e 44% a consideram importante para sua organização. O relatório mostra também que 49% dos participantes escrevem novos aplicativos apenas em Cobol. Além disso, 43% das empresas contam com uma equipe própria de desenvolvedores nessa linguagem. No entanto, a questão da produtividade da equipe ainda é uma das preocupações dos entrevistados, que consideram que o desenvolvimento poderia ser mais produtivo.

Em relação aos números de aplicativos Cobol utilizados nas empresas, 39% dos participantes afirmaram que preveem um aumento, enquanto 61% consideram que o número de aplicativos permanecerá o mesmo e que haverá uma diminuição. Para 64,8% dos entrevistados há a intenção de escrever novos aplicativos em Cobol nos próximos anos.

Quando questionados sobre as principais mudanças que querem realizar nos aplicativos Cobol, 50% disseram que irão investir na implantação de serviços web; seguido por modernização da interface do usuário; substituição do acesso a arquivos para banco de dados; implantação em .NET, entre outros.

2 COMENTÁRIOS

  1. Pessoal,

    vergonha alheia, por favor, tirem isso do ar que perde toda a credibilidade do site.

    Depois dessa, estou começando a pensar em não mais ler notícias daqui…

Deixe seu comentário