A Ford decidiu abrir a sua plataforma SmartDeviceLink, que permite aos motoristas acessar aplicativos de smartphones por comando de voz do veículo, para outras marcas de automóveis. Utilizada com sucesso em sua linha de veículos, o objetivo é torná-la um padrão da indústria.
A montadora japonesa Toyota já anunciou a adoção da tecnologia em seus veículos. Outros fabricantes como a Peugeot Citroën, Honda, Subaru e Mazda, e fornecedores como a QNX Software e a UIEvolution, também estudam a adesão ao sistema, segundo a empresa. Para ela, adoção por outras montadoras e fornecedores vai ajudar a padronizar e aumentar o número de aplicativos disponíveis para veículos.
A Livio, subsidiária controlada pela Ford, é responsável pelo gerenciamento do projeto de código aberto, trabalhando com as empresas para criar interfaces adequadas a cada veículo.
“O benefício de uma interface comum para aplicativos de smartphones é permitir uma padronização, oferecendo melhores experiências para os consumidores e dando às empresas a liberdade de diferenciar suas marcas”, disse Don Butler, diretor executivo de veículos e serviços conectados da Ford, em um comunicado.
O software SmartDeviceLink, incluindo o AppLink, faz parte do Ford Smart Mobility — plano da Ford para avançar na conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e análise de dados. Segundo a montadora, ele permite ao motorista acessar aplicativos de smartphones por meio da tela, botões e comandos de voz do veículo. Aplicativos populares de música, como Spotify e Aupeo!, além de outros como Glympse, UOL Notícias, Guia UOL, Let´s Park, Sem Parar e rádios 89 FM e Alpha FM fazem parte da lista crescente de opções disponíveis para os usuários do Ford AppLink no Brasil.
Benefício para os consumidores
A disponibilidade do software como fonte aberta representa um benefício para os clientes de toda a indústria, afirma a Ford. Os novos aplicativos chegam mais rápido aos veículos equipados com o SmartDeviceLink, porque os desenvolvedores têm acesso a um volume maior de usuários. E os fabricantes de automóveis e fornecedores podem oferecer mais opções de conexão aos consumidores. A padronização contribuirá para aumentar a qualidade e a segurança do software, com múltiplos parceiros colaborando no seu aprimoramento, e também para sua difusão a novos mercados, como China, Taiwan, Nova Zelândia e Tailândia.
O AppLink está disponível hoje em mais de 5 milhões de carros da Ford em todo o mundo, integrado ao Ford SYNC, e deve chegar a 28 milhões até 2020. No fim deste ano, a Ford vai apresentar uma nova versão do AppLink que permite o acesso a aplicativos de navegação de smartphones na tela do veículo, um recurso importante para clientes de todo o mundo.