Fabricante de bebidas consolida dados e KPIs globais com app de BI desenvolvido no Brasil

1
116

Até o início deste ano, o grupo ABInBev, fabricante de mais de 500 marcas de bebidas, tinha como grande desafio de negócios levar a seus líderes e tomadores de decisões uma visão global dos dados financeiros da área de supply chain, KPIs, custos de insumos, matérias-primas e indicadores logísticos, de forma unificada, atualizada e como fonte única da verdade. Atualmente, são mais de 3.000 KPIs globais que dão suporte à cadeia de suprimentos da empresa em todo o mundo, diariamente.

No fim de 2019, a ABInBev fez a migração para o ERP Anaplan devido às necessidades da área de supply chain, porém, embora o ERP seja extremamente robusto para as necessidades de gestão do grupo, não tem flexibilidade para fornecer aos usuários de negócios relatórios atualizados e consolidados de KPIs globais. Para esse gap, foi escolhida a solução Power BI, da Microsoft. Porém, consolidar os KPIs em relatórios era um processo bastante lento, que demorava cerca de uma semana, além de estar sujeito a erros, uma vez que os dados eram extraídos manualmente do ERP, carregados em planilhas Excel com milhares de linhas, tratados e só então disponibilizados no Power BI, com números já defasados, do mês anterior.

Solução e o app de BI Beerometer – Como parceira tecnológica para auxiliar a ABInBev a responder a esse desafio foi escolhida a Programmer's. A empresa brasileira desenvolve soluções de negócio com inovação e tecnologia especializada em aplicações digitais e inteligência de dados.

"A visualização e análise dos KPIs globais era um processo muito lento antes de começarmos o projeto com a Programmer's, porque não havia um banco de dados estruturado. Era urgente fornecer aos líderes de negócios e usuários mais agilidade e assertividade na entrega de relatórios para a tomada de decisões estratégicas em relação às nossas mais de 300 cervejarias e 600 centros de distribuição ao redor do mundo", diz Chris Russell, gerente global de Supply Transformation da ABInBev.

A Programmer's iniciou o projeto em março de 2020, começando pela identificação dos dados no ERP Anaplan, visando a integração com o Power BI. A partir daí, foi construída uma base de dados estruturada e um processo 100% automatizado para, diariamente, extrair, armazenar, tratar e atualizar duas vezes por dia o relatório final com os mais de 3.000 KPIs. A etapa final foi a entrega do aplicativo Beerometer, construído dentro do Power BI, uma plataforma amigável e confiável que hoje traz os dados e KPIs globais na mão dos tomadores de decisão da ABInBev.

Atualmente, mais de 800 usuários de negócios da ABInBev têm acesso direto e democratizado ao Beerometer, sem que a empresa precise gastar dinheiro com aquisição de novas licenças para o ERP, de onde são extraídos os dados.

"Temos uma enorme satisfação de contribuir para um projeto que se reflete diretamente no dia a dia de negócios de uma empresa do porte da ABInBev. Com a plataforma de visualização de dados que desenvolvemos juntos, a ABInBev pode analisar e comparar suas operações, impulsionando a eficiência e a competição interna em seus negócios. Por exemplo, a Covid-19 afastou os consumidores de beber em local com cerveja fornecida por barris para consumir em latas, em ambientes privados. Esse aumento na demanda por cerveja em lata criou uma pressão adicional em suas operações, mas com a ferramenta, eles são capazes de gerar uma análise completa das linhas mais vitais do negócio, resultando em uma alocação eficaz de recursos de capital para os mercados críticos. Estamos muito orgulhosos deste projeto", disse Rafael Dourado, gerente de Data Analytics da Programmer's.

A Programmer's já havia desenvolvido outros projetos em nível nacional para a ABInBev anteriormente, o que a deu a chancela para abraçar uma oportunidade global dentro do grupo internacional. "A capacitação técnica da Programmer's supera a nossa expectativa, com profissionais que constantemente se mostram motivados para entender nossas demandas e buscar melhorias no projeto", comenta Chris Russell.

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário