Publicidade
Início Blogueria Quais são os pilares de uma jornada de inovação empresarial?

Quais são os pilares de uma jornada de inovação empresarial?

0
Publicidade

Inovar é uma das principais palavras no ambiente corporativo. Com o passar dos anos e o advento da transformação digital, as empresas que deixam a inovação de lado automaticamente saem em desvantagem no mercado. Embora pareça simples, o ato de consolidar novas ideias e colocá-las em práticas é complexo e exige ações estratégicas por parte dos principais componentes das empresas: as pessoas, desde a camada de liderança até as áreas operacionais.

Para se ter uma ideia, durante o período da pandemia do Covid-19, que impactou todas as empresas, independentemente do setor de atuação, cerca de 87,5% das corporações presentes no Brasil procuraram iniciativas relacionadas à transformação digital em 2020, acima da média mundial, de 80%. O levantamento foi consolidado pelo Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020 com 4,3 mil líderes de companhias de médio e grande porte, de 18 países. Além disso, apenas no mercado brasileiro, 92% das empresas buscaram mudar o modelo de negócios devido ao cenário ocasionado pela crise.

Dessa forma, é inegável a urgência pela digitalização das empresas e a busca pela inovação. Se comparado ao cenário de anos anteriores, com certeza 2020 pode-se destacar como grande acelerador deste processo.

A inovação empresarial e seus pilares

Discutir a inovação propriamente dita é sempre uma tarefa muito ampla, que abre margem para diversas interpretações. Por isso, a importância de se trazer o tema para a realidade das empresas, com clareza e objetividade, separando tópicos cruciais para uma maior compreensão sobre o assunto.

Conheça e analise os dados coletados: interpretar dados e entender quais são as fontes originárias, além de ser uma tendência, contempla o processo de inovação. O fato é que na era do Big Data e do alto volume de informações provenientes de lugares diversos, é fundamental ter uma estratégia específica para os dados, envolvendo pontos como o uso analítico dessas informações;

Produtividade e tecnologia estão conectadas: a tecnologia aparece como forte tendência para potencializar, cada vez mais, a produtividade das empresas. A Automação Robótica de Processos (também conhecida como RPA – Robotic Process Automation), por exemplo, é uma das grandes inovações tecnológicas que surgem nesse cenário. Além dela, outros recursos já disseminados colaboram com esse crescimento de produtividade, como o uso dos ERPs (sistemas de gestão), que auxiliam as empresas na administração como um todo, com processos mais organizados, estruturados e operações automatizadas. Dessa forma, o protagonismo humano acena para estratégias novas, o que nos leva ao ponto seguinte;

O ser humano no centro das operações: ao destinar atividades repetitivas à máquina, colaboradores e líderes passam a atuar em uma camada mais estratégica, tomando decisões embasadas em dados e que, de fato, agregam valor aos negócios. Ao contrário do que era imaginado, a tecnologia mostra que jamais veio para substituir as pessoas ou tirá-las de suas ocupações profissionais. Isso porque sem o know-how consolidado pelos inúmeros profissionais existentes em todo o mundo, nenhuma corporação conseguiria crescer. Pessoas são peças-chave para as empresas e usar a tecnologia de forma ativa potencializa ainda mais o protagonismo humano.

Por fim, todos os pilares acima resultam em um dos maiores objetivos corporativos, que é a transformação completa dos negócios para a digitalização. Transformar-se digitalmente, conforme citado inicialmente, é o ponto crucial para que as empresas sobrevivam em um mercado cada vez mais competitivo.

A implementação de sistemas integrados de gestão é o passo básico para que tais companhias consigam otimizar suas operações. Tenha em mente que saber manusear recursos tecnológicos traz resultados expressivos e assertivos, e não significa necessariamente substituir a participação efetiva dos colaboradores. Com esse nível de inteligência analítica e inovação bem estabelecido internamente, o resultado é uma cultura corporativa sempre inclinada a um futuro de oportunidades únicas.

Fernando Brolo, sales partner na logithink.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile