Ativismo digital: 16% dos brasileiros assinaram petições online em 2021

0

O uso de petições na internet vem crescendo no país (Foto: Divulgação/Change.org)
A cada ano, os brasileiros vêm se engajando em novas formas de mobilização cidadã. Em tempos de pandemia, encontraram no ativismo online uma maneira prática e efetiva para manifestarem-se politicamente. Em 2021, pelo menos 16% da população brasileira recorreu aos abaixo-assinados na internet para apresentar alguma demanda, reivindicar por direitos, pressionar políticos e autoridades, defender e apoiar causas e lutar por mudança social.

O dado é da organização Change.org, que responde como a maior plataforma tecnológica do mundo, sem fins lucrativos, voltada para a mudança social. No ano passado, a versão nacional da plataforma ganhou 5 milhões de novos usuários, totalizando 39 milhões de brasileiros engajados no ativismo digital a partir da criação ou assinatura de uma petição.

Em uma analogia, é como se todos os moradores do Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais fossem adeptos dos abaixo-assinados online. Para a diretora-executiva da Change.org no Brasil, Monica Souza, muito mais que números, os dados demonstram que o ativismo digital consolidou-se como um meio legítimo e prático para o exercício cidadão.

"A petição online é um instrumento sempre possível e acessível à ação política. E traz resultados! Em 2021, chegamos à marca de 1 mil petições vitoriosas em nossa plataforma. Ou seja, mil histórias que tiveram um final feliz", fala Monica. Somente no ano passado, um total de 232 campanhas hospedadas pela plataforma obtiveram o resultado que esperavam.

"Isso significa que, em 2021, 232 pessoas foram bem-sucedidas em suas lutas por inclusão, melhorias em seu bairro, enfim, por alguma mudança que impacta suas vidas", diz.

De um ano para o outro, o aumento de brasileiros e brasileiras fazendo uso do ativismo digital por meio de petições online foi de quase 15%. Enquanto no fechamento de 2020, a plataforma Change.org tinha 34 milhões de usuários, no fim de 2021 chegou aos 39 milhões.

O produtor cultural, empresário e empreendedor Rogério Nagai e a palestrante e ativista dos direitos humanos Gabriela Pereira, por exemplo, fazem parte desses 39 milhões. Depois de uma primeira experiência criando um abaixo-assinado, ambos tornaram-se fortes adeptos do ativismo online. Rogério já lançou 11 abaixo-assinados, conseguiu vitória em quatro e assinou mais de 150. Gabriela abriu seis, teve final feliz em três e já apoiou mais de 74.

Outros indicadores

Uma análise mais extensa – feita a partir de 2017 – mostra um aumento de 246% de usuários do ativismo digital nos últimos quatro anos. Ao final de 2017, 11,2 milhões de brasileiros tinham alguma atuação no universo das petições online – o dado atual é mais que o triplo, o que significa uma adesão de 27,7 milhões de pessoas ao longo desses quatro anos.

Mais números levantados pela Change.org "traduzem" como foi o cenário do ativismo digital, no Brasil, em 2021. No ano, quase 15 mil petições foram abertas e, juntas, receberam mais de 33 milhões de assinaturas. "Esse levantamento nos dá a certeza de que a sociedade anseia por mais espaços democráticos, livres e seguros para se engajar em pautas e se fazer ouvida. Isso nos estimula a seguir sendo um desses espaços", finaliza a diretora da plataforma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.