Publicidade
Início Blogueria O impacto do comportamento do consumidor no seu negócio: novas possibilidades de...

O impacto do comportamento do consumidor no seu negócio: novas possibilidades de compras

0
Publicidade

Se a sua empresa não utiliza ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) para a gestão de relacionamento com seus clientes, você está perdendo tempo e dinheiro. Dia após dia, o mercado está mais competitivo e acompanhar o cliente está mais trabalhoso, por isso acompanhar a jornada do cliente se faz tão necessário.

Conforme conhece os hábitos do seu consumidor, como tíquete médio, frequência de compra e quais produtos prefere, você consegue antecipar ofertas, propor novas condições de pagamento, criar ações mais efetivas e com isso atrair e reter seu público.

O momento pré-compra é importante, mas o serviço pós-venda e as interações com os consumidores é ainda mais. Na era da Web 5.0, em que as redes sociais ultrapassam o âmbito do entretenimento e se tornaram plataformas de compras e serviços, ouvir de perto seus clientes é uma oportunidade de entender suas necessidades e antecipá-las. Um exemplo disso é, antes de lançar um produto, criar uma enquete e pedir a opinião dos internautas. A partir daí fazer o lançamento se houver aderência, ou descontinuar se perceber a falta de interesse por ele.

O SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) não só expressa a satisfação dos consumidores, como serve como fonte de opinião para outros, que têm a oportunidade de ouvir a opinião de pessoas reais sobre determinado produto/serviço.

Ampliar as possibilidades de venda também é uma forma de conquistar novos clientes. As vendas por aplicativo, como o WhatsApp, cumpriram um papel importante na pandemia e que vão continuar por questões de praticidade e comodidade.

De acordo com o estudo Consumer Insights, realizado pelo Instituto Kantar, no segundo trimestre deste ano, 47% das vendas via WhatsApp são de pessoas da classe C e 33% dos usuários da modalidade têm mais de 50 anos. É uma facilidade maior para o público de mais idade, pois a ferramenta possibilita um atendimento mais pessoal e personalizado do que o tradicional e-commerce.

Que as compras virtuais são o presente e o futuro não há dúvidas. A transformação digital foi impulsionada pela pandemia, e com isso consumidores necessitaram de mais atenção e interação, bem como ferramentas e varejo se adaptaram para atender seus clientes

Clóvis Souza, fundador da Giuliana Flores.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile