Minicom lançará piloto de 'Internet a cobrar' em março

0

O Ministério das Comunicações, juntamente com a Anatel e o NIC.br, estão trabalhando em um projeto de conectividade à cobrar, cujo piloto deve ser iniciado ainda no primeiro trimestre deste ano. A informação é do próprio ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que nesta terça-feira, 7, participou de um painel na Campus Party, evento de Internet realizado em São Paulo.

Fazendo uma analogia, o serviço seria equivalente à popular ligação a cobrar, cuja tarifa é paga pelo receptor ou destinatário da chamada telefônica. Só que neste caso, o serviço em questão seria o de Internet.  Segundo o ministro, o piloto do projeto deve acontecer na primeira quinzena de março, na região de Varjão, em Brasília. “A ideia é criar uma conexão não tarifada, assim como já existe na telefonia. O internauta entra no site de uma empresa para fazer uma reclamação ou solicitar algum atendimento e esse acesso é subsidiado pela empresa. É uma espécie de 0800 digital”, explica. “É importante lembrar que esse serviço não vai eliminar o 0800 telefônico, apenas complementá-lo. Pode ser uma boa alternativa para bancos, que têm o interesse de estimular o acesso eletrônico e a redução de custos operacionais, e outras centrais de call center”.

O ministro não quis dar mais detalhes sobre o projeto, alegando que ainda há muito a ser analisado na área de domínios, acessos a sítios e transações a cobrar, mas ressaltou que a tecnologia para isso já existe e foi desenvolvida em conjunto por técnicos do Minicom, Anatel e NIC.br.

A ideia, vale lembrar, não é nova. Em 2000, para aliviar o efeito dos chamados "sumidouros de tráfego" (denominação dada aos grandes portais que utilizavam acesso discado), a Anatel chegou a trabalhar em uma proposta de um código específico para Internet, com tarifação diferenciada. O projeto era chamado de 0i00. Essa mesma ideia foi recuperada em 2008 pelo ministério e pela Anatel, mas sem efeitos concretos, e agora parece estar de novo na pauta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.