Anatel aprova novas regras para uso de femtocélulas

0

Esses dispositivos, de baixa potência e alcance local, chamado de Access Point Base Station, funcionam como pequenos reforçadores dos sinais das redes de telecomunicações. Eles são utilizados em muitos países para melhorar a experiência dos usuários dos serviços, em especial nos ambientes internos e locais de alta circulação de pessoas, como centros comerciais, praças de alimentação, universidades, aeroportos e espaços públicos em geral.

O uso de femtocélulas no Brasil foi regulamentado pela Anatel em 2013. Naquele momento, todavia, o Conselho Diretor julgou prudente impor algumas limitações regulatórias ao modelo de comercialização desses dispositivos, a fim de que a tecnologia fosse introduzida de forma gradual e controlada.

Passados os anos iniciais e considerando os avanços tecnológicos das novas gerações de femtocélulas, a Anatel resolveu rever as regras, com vistas a permitir uma maior liberdade de comercialização e contratação dessa solução tecnológica.

O presidente da Agência, Leonardo Euler de Morais, destacou que a aprovação das novas regras representa, para a Anatel e para o setor, um significativo passo no sentido da simplificação de regras e eliminação de barreiras regulatórias.

"Ao tratar as femtocélulas como equipamentos de radiação restrita, permitiremos que elas sejam disseminadas de forma mais rápida, flexível e desburocratizada", afirmou Morais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.