Pesquisa: Indústria 4.0 engatinha nos setores do agronegócio e manufatura

0

Uma pesquisa da KPMG sobre Indústria 4.0 no Brasil apontou que 82% das grandes indústrias e 75% do agronegócio já mantêm iniciativas relacionadas a esse conceito. Apesar disso, o estudo mostrou que, entre os projetos em andamento apontados como sendo os mais relevantes pelas empresas, mais da metade deles (56% em manufatura e 58% em agronegócio) já está em produção. Já o restante (44% em manufatura e 42% em agronegócio) ainda está no estágio inicial.

Dentre as iniciativas relacionadas à indústria 4.0 já em produção e que são consideradas as mais relevantes pelo agronegócio e manufatura, a pesquisa citou as cinco principais que são as seguintes: modernização e integração de sistemas (17%), da digitalização, otimização e coleta de dados (15%), logística e rastreabilidade (11%), automação e robotização (9%); sensorização e internet das coisas (8%).

No agronegócio, os entrevistados apontaram uma aceleração na expansão da conectividade no campo neste último ano, enquanto na manufatura, a capacidade de uso dos dados foi um aspecto relevante bastante comentado, sobressaindo-se inclusive ao tema de automação. A pesquisa identificou ainda que muitas organizações estão aumentando, significativamente, a capacidade de coleta e armazenamento de dados, mas ainda buscando a melhor governança, modelo e cultura organizacional para tirar o maior valor possível, tanto do ponto de vista da melhoria da eficiência operacional, quanto do desenvolvimento de novos modelos de negócios a partir do valor dos dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.