Publicidade
Início Gestão Cloud Tereos leva transformação digital para o agronegócio  

Tereos leva transformação digital para o agronegócio  

0
Publicidade

Utilizando IA, Big Data, Analytics, IoT, drones, a Tereos Açúcar & Energia Brasil, empresa do setor sucroenergético, segunda maior produtora de açúcar do país, avança em seu projeto de transformação digital, onde a tecnologia tornou-se uma aliada na tomada de decisões complexas, tanto em as atividades no campo quando de gestão e finanças. 

O projeto de automação do ciclo de vida da cana começou em 2016, com cinco grandes projetos de transformação digital. O primeiro deles foi o projeto de desenvolvimento de um otimizador, que “explicou” para um algoritmo como funciona a cadeia inteira para ajudar na tomada de boas decisões, desde a fazenda até o mercado, direcionando o que fazer com cana, qual safra de qual fazenda vai para que usina, onde produzir açúcar ou etanol, que tipo de açúcar, qual embalagem, para quem vender, otimizando os resultados financeiros da cadeia de ponta e ponta. 

“A tomada de decisão é uma mistura da tecnologia e o ser humano. A tecnologia vem para nos apontar as direções. A decisão fica por conta do corpo da diretoria, para analisar e ponderar todas as propostas que algoritmo faz, pois têm algumas decisões que ficam nas entrelinhas, tem alguns pontos específicos dos negócios de difícil entendimento para o algoritmo. O algoritmo é um acelerador, consegue fazer 30 cenários por mês de uma mesma proposta e cada cenário é matematicamente otimizado. Dentro do contexto daquele cenário, melhor decisão não existe”, explica André Margoto, gerente executivo da Tereos  Açúcar & Energia Brasil, empresa do setor sucroenergético que é a segunda maior produtora de açúcar do país 

Ele exemplifica: “se uma máquina de um cliente quebrou e vai ficar um mês parada, colocamos essa informação dentro do otimizador, e simplesmente apertando um botão a minha cadeia de suprimentos inteira é otimizada novamente, das fazendas até o mercado, indicando que o açúcar que o cliente iria usar no mês podemos mandar para o Porto, numa determinada embalagem, porque tem um cliente que não estava sendo atendido por essa unidade. O sistema permite reagir muito rápido a diversas situações, com um roteamento automático da cadeia inteira”. 

Outro grande projeto agrícola da Tereos é chamado de Galileu, que tem em sua essência ciência de dados, combinando Big Data Machine Learning e IA; outro é uma iniciativa na indústria 4.0 que envolve não só a inteligência artificial como também sensores; também na área comercial existe o BOSS, que é o uso de IA para predição de movimentos de mercado para boa tomada de decisão. O projeto mais recente chamado de OASIS, foi a substituição do ERP agrícola, software especialista que gerenciava as operações agrícolas em toda a sua complexidade, por uma plataforma web na nuvem na AWS 100% e aplicativos mobile georreferenciados, com uso de 300 tablets no campo. Atualmente, cerca de 70TB de dados trafegam pela nuvem, onde são armazenados e processados. 

“Então quando a gente soma tudo isso, o otimizador de ponta a ponta, a iniciativa na área agrícola que garante que o nosso canavial é o melhor possível; o projeto da indústria e do comercial, integrados em uma plataforma de gestão agrícola, acredito a Tereos está bem embasada para os desafios futuros, com retorno de investimento e ganho de produtividade, que comprovam o sucesso dessas iniciativas”, afirma Margoto. 

Outra ferramenta essencial nos negócios da empresa é solução de predição BOSS. Ele indica que decisões tomar caso haja, por exemplo, uma quebra de safra na Tailândia. O algoritmo consegue reprojetar todos os movimentos de mercado prevendo precificação e isso ajuda na construção estratégia de derivativos, quais margens de ganho e riscos associados.  

Indústria 4.0 

Em 2019, a empresa iniciou um programa de Indústria 4.0 na Unidade Cruz Alta, a maior planta do grupo no Brasil, localizada em Olímpia (SP). Uma das iniciativas é o Gêmeo Digital, que faz análise e correlação de aproximadamente 350 fontes de dados dos sensores na indústria e demais sistemas legados. 

Com base em informações armazenadas em nuvem, como qualidade de matéria-prima, dados de laboratório e informações da operação, o Gêmeo Digital realiza predições de quantidade de açúcar em uma colheita e de energia consumida no seu processamento, por exemplo. Com o modelo de réplica online, a Tereos consegue hoje previsões mais frequentes e assertivas.  

Outra iniciativa teve inspiração na Alexa, assistente virtual da Amazon. Na Tereos, a assistente fornece informações sobre processos e performances de forma remota e com mais agilidade. Já outra solução, o robô virtual, ajuda a monitorar cerca de 30 mil dados coletados em tempo real na indústria, dispara alertas para que os gestores acompanhem alguma situação que exija ação imediata e envia relatórios de desempenho ao longo do dia. 

Monitoramento 

A Tereos conta com startups parceiras que ajudaram em projetos específicos. Uma delas, a SciCrop, trabalha na parte de dados, IA, machine learning; Solinftec, responsável pelas soluções a partir de sensores nos equipamentos para capturar uma infinidade de dados em tempo real nas colhedoras e tratores; e a Zeus, responsável pelas estações meteorológicas dentro do canavial, que conta com quase 90 estações meteorológicas que monitoram chuva, temperatura, radiação solar, umidade em tempo real, gerando dados climáticos para melhor previsibilidade, numa área de 300.000 hectares.   

A empresa também faz uso de drones para detecção de ervas daninhas, que podem estar competindo por nutrientes disponibilizadas para a cana. O drone tira foto que vai alimentar uma rede neural de desenvolvimento próprio, que usa inteligência artificial treinada para identificar as anomalias e emitir alertas.

Outra aplicação é detectar se tem cana onde deveria ter cana. Depois que uma plantadora passa direcionada por uma linha do GPS, 45 dias depois o drone identifica se houve o brotamento naquela linha. Com outro algoritmo que cruza a foto com o GPS da plantadora e uma rede neural, é possível saber se não houve uma falha de plantio.  

A Tereos ampliou o uso de satélite nos últimos 12 meses para usar as imagens que monitoram 100% dos canaviais, seja em fazendas próprias ou de fornecedores a cada 5 dias. Um algoritmo de inteligência artificial identifica se houve alguma anomalia no crescimento das plantações, com alertas sobre alterações no desenvolvimento, se há uma infestação de insetos, alguma praga, etc. Informações que vão ser inspecionadas para se evitar problema com a safra que é monitorada a nível de granularidade. 

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portifólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile