Brasileiro fica mais tempo na web, mas TV ainda é o meio preferido para se informar, diz pesquisa

0

Apesar de a televisão ser o meio predileto de comunicação de 76,4% dos brasileiros, contra 13,1% que preferem a internet, os usuários da rede mundial de computadores ficam mais tempo navegando que os telespectadores passam assistindo a programas na TV, de acordo com pesquisa encomendada ao Ibope pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, divulgada nesta sexta-feira, 7.

De acordo com a sondagem, de segunda a sexta-feira, os internautas ficam, em média, 3h39 min na internet, enquanto os telespectadores passam 3h 29 min vendo TV. Os que ouvem rádio nesse período dedicam três horas e sete minutos a esse hábito e os que leem jornais impressos, uma hora e cinco minutos.

Ainda segundo o levantamento, enquanto 21% dos entrevistados com renda familiar de até um salário mínimo acessam a rede mundial semanalmente, o índice sobe para 75% entre os que têm renda superior a cinco salários mínimos.

Os mais escolarizados também levam vantagem: 87% dos entrevistados com nível superior disseram têm acesso à internet pelo menos uma vez por semana. Por outro lado, só 8% dos entrevistados que cursaram até a 4ª série acessam a rede mundial de computadores ao menos uma vez por semana.

Outro dado da pesquisa revela que 75% dos entrevistados nunca leem jornais e 85% nunca leem qualquer revista. Apenas 6% dos brasileiros entrevistados disseram ler jornais diariamente. Mesmo em baixa, o jornal impresso é o veículo apontado como de  maior credibilidade: 53% das pessoas consultadas responderam que confiam sempre, ou muitas vezes, nos jornais.

O estudo teve como objetivo saber por quais meios de comunicação o brasileiro se informa e também para subsidiar a elaboração da política de comunicação do governo federal. O levantamento custou R$ 2,4 milhões e o Ibope Inteligência ouviu 18.312 pessoas em 848 municípios entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro do ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.