Malware por SMS lidera ameaças nos dispositivos Android em 2015

0

SmsSend, um malware enviado através de SMS, foi a principal ameaça aos dispositivos móveis com Android em 2015. De acordo com análise feita pela empresa de segurança F-Secure, o item malicioso representou 15% das detecções de ataques móveis e liderou a lista dos dez principais ataques aos handsets no último ano.

O mecanismo do SmsSend permite aos criminosos ganharem lucros através de um cavalo de troia (trojan) que envia torpedos para números da lista de contatos com cobrança de tarifas.

Esse constante envio de mensagens por um dispositivo infectado dá ao criminoso mais dinheiro à medida que cada SMS é mandado para outros usuários. O trojan entra no dispositivo por meio de aplicativos falsos como jogos ou apps ligados a pornografia.

Em segundo lugar, mas bem distante em relação ao primeiro colocado, está o ransonware Slocker com 2,5% do total de detecções. Neste ataque, um documento do usuário é criptografado e ele é ameaçado de infringir a lei por acessar sites adultos. Para destravar o seu celular e os documentos, o usuário deve pagar um resgate.

Além do SmsSend, os malwares Fakeinst (2,3%), GinMaster (1,7%), GingerBreak (1,2%), SMSPay (0,5%), DroidDrooter (0,5%), Dialer (0,4%), SMSKey (0,3%) e Coudw (0,2%) fecham a lista dos principais malwares de 2015.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.