Solução gerencia logística na área canavieira

0

Representando cerca de 25% do custo da tonelada da cana de açúcar e 10% de cada saca, de acordo com dados da União dos Produtores de Bioenergia, o CTT – corte, transbordo e transporte – é uma operação crítica para o agronegócio. Para oferecer um apoio efetivo aos usineiros, a TOTVS desenvolveu uma solução para a logística do transporte de cana de açúcar e outros cultivos de etanol 2ª geração, o Logtra.

O sistema gerencia os equipamentos alocados em todas as etapas de trabalho, observando a capacidade de moagem da indústria. O objetivo é reduzir a distância da cana à usina, com segurança e precisão.

A sincronização dos processos é um diferencial atendido pelo Logtra. Com diversas informações sobre todas as máquinas do campo, a solução permite a gestão em tempo real para o operador de logística. Assim que a equipe de manutenção de frota libera um caminhão, por exemplo, o sistema informa que o equipamento está disponível e indica em quais áreas ele pode ser utilizado, dependendo do tipo de matéria-prima ou necessidade específica do cultivo. Com ele, é possível controlar todas as atividades em campo, do preparo do solo e plantio, à colheita e transporte à usina.

O Logtra ainda tem integração com a telemetria dos computadores de bordo das máquinas que, por sinal on ou offline, envia uma grande quantidade de dados coletados durante o trabalho em campo. Se ocorre um evento e o trator fica parado, o operador sinaliza no computador de bordo o motivo, que pode ser um pneu furado, por exemplo.

A solução repassa a informação à área logística e gera um alerta no painel de gestão para tomadas de decisão em tempo real, sem que haja prejuízos à operação. Sem essa tecnologia, todo o controle dependia de anotações manuais dos operadores, tanto sobre incidentes no percurso quanto sobre a sua localização geográfica e tempo gasto em cada etapa.

Em um ambiente totalmente personalizável, o painel de gestão do Logtra pode ser configurado de acordo com as necessidades específicas de cada usuário. Ele permite a visualização de diferentes indicadores por gráficos, como o de previsão de entrega, de tonelada de cana por hora previsto versus realizado, de previsão de tonelada média da carga e da produção industrial naquele exato momento. A solução foi desenvolvida para rodar em diversas plataformas – web, desktop, tablet ou notebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.