Comissão do Senado debate projeto para digitalização de dados de pacientes

0

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) debateu o Projeto de Lei do Senado (PLS) 167/2014, que autoriza a digitalização dos antigos prontuários de papel utilizados em hospitais públicos. A proposta recebeu um novo texto, feito pelo relator do PLS na comissão, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), que pede por ampliação da medida e estabelece critérios para a digitalização.

Moka considera a medida necessária, visto que o armazenamento de antigos prontuários precisa ser feito durante 20 anos, ocupando um espaço "que, se desocupado, pode-se colocar mais enfermarias, mais leitos", diz o senador, que também é médico.

Entre outros pontos, o novo texto prevê que os métodos de digitalização devem reproduzir todas as informações contidas nos documentos originais. Esse processo deverá ainda conter o certificado digital da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. Após o prazo mínimo de 20 anos, os documentos poderão ser excluídos do sistema.

De autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR), a matéria já passou pela Comissão de Assuntos Sociais e está pronta para ser votada na CCT. A votação, porém, foi adiada e não há previsão para ocorrer. Caso seja aprovado, o PLS seguirá para a Câmara dos Deputados.  Com informações da Rádio Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.