Como o blockchain pode fazer a diferença na área tributária?

0

As criptomoedas, com sua certa rebeldia livre de qualquer regulação (e taxação), nos trouxeram um grande legado: o blockchain. Com ela, as transações são validadas com o uso de chaves únicas de identificação, de criptografia e de informação descentralizada. Isso tornou confiável minerar, comprar e vender criptomoedas, já que é possível, ao mesmo tempo, identificar e validar a autoria das ações sem intermediação de entidades reguladoras. Mas, afinal, o que isso tem a ver com a área tributária?

Não vamos propor que as criptomoedas passem a ser taxadas, longe disso. Mas, por que não aproveitar a grande ideia do blockchain, para tornar as transações mais "tradicionais" ainda mais eficientes, rápidas e seguras?

Explico: assim como as criptomoedas usam esse método para eliminar os bancos (autoridade controladora) e garantir a confiabilidade das transações, sem levantar bandeiras partidárias, falando apenas tecnicamente, o governo brasileiro que tem investido cada vez mais em tecnologia para acompanhar a cadeia fiscal e, claro, o pagamento dos tributos, poderia também aproveitar esse avanço tecnológico.

Há, porém, muito a ser feito em termos de padronização tributária e, por consequência, tecnológica. Daí que o uso de blockchain por trás de sistemas como a Nota Fiscal Eletrônica pode agilizar, e muito, a vida de contribuintes.

Nesse mundo ideal, as transações entre empresas também seriam mais transparentes e eficientes: a empresa 1 emite a nota para a empresa 2. Imediatamente, as informações são checadas e atualizadas em ambas as empresas e governo. Tudo muito rápido, automático e com mínima possibilidade de erro, garantindo o compliance fiscal de ambas.

Muitos países, EUA é um exemplo, estão a anos luz desse tipo de sofisticação tecnológica no segmento tributário, já que não contam ainda com sistemas eletrônicos como o SPED. Nesse sentido, o Brasil poderia sim ser case internacional. No entanto, a velocidade da implementação do blockchain irá depender do quanto governo, empresas e cidadãos estarão dispostos a patrocinar um modelo descentralizado, aberto, distribuído e sem que haja o controle de uma entidade, empresa ou pessoa. Vale acompanhar se isso está mesmo no radar das autoridades.

Enquanto o blockchain ainda não é uma realidade na área fiscal, é bom irmos fazendo nossa lição de casa. Afinal, ainda existem muitas empresas por aí deixando "pedaços" importantes da gestão tributária soltos, sem o estabelecimento de processos ou o acompanhamento periódico. Essas e muitas outras funções, como a atualização (constante) das mudanças tributárias já são feitas de modo automático pelos melhores sistemas de gestão.

Só posso terminar esse artigo com uma provocação: se o governo avisasse hoje que iria adotar o blockchain para a área tributária, a sua empresa estaria preparada para não tomar multas? Algo a se pensar.

Rodrigo Zerlotti, general manager LATAM da Avalara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.