Uma nova versão da e-Revenue Assurance, solução de Business Intelligence voltada à fiscalização e gestão de perdas comerciais, mais conhecidos como ?gatos?, está sendo lançada no país pela Elucid, fornecedora de produtos para a área de utilities.
Trata-se de uma solução que visa diminuir perdas significativas das empresas com operações irregulares dos consumidores. Dados recentes da Aneel mostram que entre 2004 e 2005, as distribuidoras de energia elétrica perderam cerca de R$ 5 bilhões em decorrência das fraudes. Em 2007 este número subiu para R$ 7 bilhões, o equivalente a 47,5 milhões de MWh, energia suficiente para atender a demanda residencial da região Sudeste do Brasil por um ano inteiro.
Segundo a Elucid, o e-Revenue Assurance permite que as empresas controlem as perdas comerciais. O BI analisa o os históricos de consumo buscando informações nos sistemas de gestão comercial e técnica da concessionária e aponta, entre outras informações, os pontos prováveis de furto de energia?, comenta o executivo.
O software emite gráficos e relatórios gerenciais de forma automática, permitindo que a companhia tome decisões e providências rapidamente. Para aumentar a assertividade da solução, na nova versão foram aplicados recursos de data mining, o que torna a ferramenta ainda mais eficaz nos resultados.
No primeiro módulo, lançado no ano passado, o produto era utilizado apenas para o controle das perdas comerciais. A tecnologia aumentou significativamente a assertividade na identificação dos fraudadores em companhias como Celpa (Centrais Elétricas do Pará), Celtins (Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins) e Cemat (Centrais Elétricas Matogrossenses), onde foram eliminados controles manuais e otimizado o trabalho dos profissionais, que agora estão ocupando postos estratégicos.
A partir deste semestre, um novo módulo do sistema foi desenvolvido, desta vez para atender a área de arrecadação de uma distribuidora.