Acesso à banda larga fixa aumenta no Brasil, mas cresce também desigualdade regional

0

O acesso à banda larga fixa voltou crescer em fevereiro no Brasil, mas as disparidades entre as regiões Sul e Sudeste e Norte e Nordeste continuam bastante acentuadas. O país encerrou o mês com 22,59 milhões de assinantes de banda larga fixa, sendo que o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), que engloba a internet de alta velocidade fixa, estava presente em 34,65% dos domicílios, de acordo com levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgado nesta segunda-feira, 7.

Entretanto, as regiões Sul e Sudeste sozinhas responderam por 17,62 milhões de acessos em banda larga fixa em fevereiro, contra 3,23 milhões do Norte e Nordeste. São Paulo manteve a liderança com 8,63 milhões de assinantes de serviços de internet de alta velocidade e densidade de 58,98 — número de acessos por 100 domicílios. Na sequência, aparece o Rio de Janeiro, com 2,56 milhões de acessos e densidade de 45,13, e Minas Gerais, com 2,11 milhões de assinantes de banda larga fixa e densidade de 31,72.

Na região Sul, o Paraná lidera com 1,59 milhão de acessos e 43,14 de densidade, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 1,41 milhão de assinantes de banda larga fixa e densidade de 36,67.

Apesar da desigualdade em relação as regiões Sul e Sudeste, o Nordeste superou a região Centro-Oeste, totalizando 2,59 milhões de acessos de banda larga fixa, contra 1,74 milhão de assinantes.

Em termos de tecnologia, a xDSL manteve a liderança com 13 milhões de acessos em banda larga fixa, seguida por cable modem (6,7 milhões), spread spectrum (1,09 milhão), fibra ótica (699 mil), ATM (317 mil) e Ethernet (280 mil). As demais tecnologias, como Frame Relay, satélite, Long Term Evolution (LTE), Wimax, MMDS e DTH, detêm uma participação muito pequena no mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.