Home Office passa a ser cada vez mais uma prática corporativa no Brasil e a área de TI nas empresas não foge disso. Quem comprova essa mudança são os recentes dados da Top Employers Institute, empresa que certifica as práticas de RH em todo o mundo. Esse mês, a companhia divulgou o resultado de uma pesquisa sobre o crescimento da prática de Home Office no Brasil. Segundo o estudo, 15% das companhias brasileiras instituíram a medida para os seus colaboradores esse ano; em 2013 esse índice era de 6%.
O número ainda é baixo se comparamos com outros países. O Reino Unido, por exemplo, tem um dos mais elevados índices, com 65%, seguido pela Holanda, com 60% e de 58% na Alemanha, segundo o mesmo estudo.
Ferramentas
Os profissionais de TI não participam dessa tendência, mas antes eles devem reservar algum tempo para discutir internamente e estabelecer processos, evitando eventuais crises comerciais resultantes de falhas na gestão de TI. Para que essa medida contemple a área de tecnologia da informação da melhor forma possível, é preciso contar com a existência de alguns softwares e ferramentas que facilitem a vida e a mobilidade da gestão de sistemas e de internet.
Para atender esse mercado, a SolarWinds criou uma lista de programas e softwares que podem auxiliar os profissionais de TI que buscam trabalhar em casa. Do gerenciamento de alertas ao gerenciamento de ativos e help desk, passando pela administração remota, o profissional de TI de hoje pode facilmente monitorar, acessar e gerenciar os sistemas de forma remota com soluções como o SolarWinds Alert Central, software de gerenciamento gratuito e para vários sistemas de alertas de TI. Os profissionais de TI podem centralizar os alertas de TI de múltiplos sistemas em uma visualização única e consolidada e permitir que a equipe de TI responda de seus próprios computadores ou dispositivos móveis com ou sem acesso ao VPN.
Outra solução é o SolarWinds Mobile Admin, que permite que administradores de redes e sistemas gerenciem a infraestruturas de TI diretamente de seus dispositivos iOS, Android e BlackBerry. Graças à integração com muitas das aplicações empresariais mais utilizadas, os profissionais de TI podem monitorar, gerenciar e solucionar problemas de seus principais sistemas e dispositivos de rede.