Fundos adquirem Informatica por US$ 5,3 bi, na maior transação feita no setor neste ano

0

Uma das fabricantes americanas de software mais "low profile" do mercado, mas nem por isso menos cobiçada, a Informatica Corporation, especializada em software de integração de dados, foi vendida por US$ 5,3 bilhões para o fundo de private equity Permira e o Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB), nono maior fundo de pensão do mundo, que no ano passado abriu escritório em São Paulo para atuar na América Latina.

O negócio, que vinha sendo costurado há algum tempo, foi anunciado oficialmente nesta terça-feira, 7. Essa é a maior transação feita no setor neste início de ano e também em relação a 2014.

Como muitas empresas de tecnologia, a Informatica está lutando para se adaptar à rápida mudança no mercado, que está deixando o modelo tradicional de venda de licenças (on premises) para a oferta de software como serviço (SaaS) por meio da nuvem. De acordo com os dois fundos, a empresa vai continuar com as iniciativas de migração para esse novo modelo de negócio.

A aquisição representa o ingresso da Informatica em um seleto clube de negócios, já que envolve um dos mais importantes fundos de investimento privado. O Permira tem longa experiência com empresas de tecnologia, tendo feito investimentos na Ancestry.com e LegalZoom.com.

O acordo também constitui um grande movimento para o fundo de pensão canadense, que surgiu como um dos investidores privados mais ativos nos últimos anos, com investimentos na rede varejista de luxo Neiman Marcus, na Univision — grupo de mídia norte-americano de língua espanhola — e em outras grandes empresas.

"Após cuidadosa avaliação e deliberação de alternativas estratégicas, nosso Conselho de Administração concluiu, por unanimidade, que a venda da Informatica para os fundos Permira e CPPIB é o melhor negócio para todas as partes interessadas da companhia", disse Sohaib Abbasi, presidente do conselho e diretor executivo da Informatica, em um comunicado. "Ao entregar valor aos nossos acionistas, continuamos comprometidos com o sucesso de nossos clientes, parceiros e funcionários. Permira e C.P.P.I.B. compartilham a nossa visão e convicção no crescimento sustentado da Informatica no longo prazo."

O Conselho de Administração da Informatica aprovou o negócio e está recomendando que os acionistas aprovem a transação. O fundo de hedge ativista Elliott Management, que adquiriu uma participação na empresa em janeiro, também aprovou o acordo. A previsão é que o negócio seja concluído até o fim deste ano. Com informações de agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.