Fundos adquirem Informatica por US$ 5,3 bi, na maior transação feita no setor neste ano

0
0

Uma das fabricantes americanas de software mais "low profile" do mercado, mas nem por isso menos cobiçada, a Informatica Corporation, especializada em software de integração de dados, foi vendida por US$ 5,3 bilhões para o fundo de private equity Permira e o Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB), nono maior fundo de pensão do mundo, que no ano passado abriu escritório em São Paulo para atuar na América Latina.

O negócio, que vinha sendo costurado há algum tempo, foi anunciado oficialmente nesta terça-feira, 7. Essa é a maior transação feita no setor neste início de ano e também em relação a 2014.

Como muitas empresas de tecnologia, a Informatica está lutando para se adaptar à rápida mudança no mercado, que está deixando o modelo tradicional de venda de licenças (on premises) para a oferta de software como serviço (SaaS) por meio da nuvem. De acordo com os dois fundos, a empresa vai continuar com as iniciativas de migração para esse novo modelo de negócio.

A aquisição representa o ingresso da Informatica em um seleto clube de negócios, já que envolve um dos mais importantes fundos de investimento privado. O Permira tem longa experiência com empresas de tecnologia, tendo feito investimentos na Ancestry.com e LegalZoom.com.

O acordo também constitui um grande movimento para o fundo de pensão canadense, que surgiu como um dos investidores privados mais ativos nos últimos anos, com investimentos na rede varejista de luxo Neiman Marcus, na Univision — grupo de mídia norte-americano de língua espanhola — e em outras grandes empresas.

"Após cuidadosa avaliação e deliberação de alternativas estratégicas, nosso Conselho de Administração concluiu, por unanimidade, que a venda da Informatica para os fundos Permira e CPPIB é o melhor negócio para todas as partes interessadas da companhia", disse Sohaib Abbasi, presidente do conselho e diretor executivo da Informatica, em um comunicado. "Ao entregar valor aos nossos acionistas, continuamos comprometidos com o sucesso de nossos clientes, parceiros e funcionários. Permira e C.P.P.I.B. compartilham a nossa visão e convicção no crescimento sustentado da Informatica no longo prazo."

O Conselho de Administração da Informatica aprovou o negócio e está recomendando que os acionistas aprovem a transação. O fundo de hedge ativista Elliott Management, que adquiriu uma participação na empresa em janeiro, também aprovou o acordo. A previsão é que o negócio seja concluído até o fim deste ano. Com informações de agências de notícias internacionais.

Deixe seu comentário