Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Kassab diz ser a favor de ajustes para tirar setor de TI...

Kassab diz ser a favor de ajustes para tirar setor de TI da reoneração da folha

0
Publicidade

A reoneração da folha de pagamentos das empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), anunciada na semana passada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, pode ser reajustada para excluir o setor de TI. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse estar convencido de que a postulação de empresas e representantes do setor como a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) é legítima.

“Já tive duas reuniões com eles e estou plenamente convencido que existe sim essa chance. Eles vão conversar com os ministros da Fazenda e do Planejamento para que a gente possa fazer as ponderações adequadas, levando o Planejamento a avaliar a possibilidade de reconsiderar essa questão”, disse ele em conversa com jornalistas nesta sexta-feira, 7, em evento da Huawei, em São Paulo.

Contigenciamento

A Fazenda também havia anunciado o contingenciamento de R$ 42,1 bilhões, sendo R$ 21 bilhões do orçamento dos ministérios, de forma proporcional. Kassab afirma que a inovação e a pesquisa não serão afetadas, uma vez que o orçamento de 2017 “privilegiou o MCTIC, com incremento de verbas de aproximadamente 30%”, superior à fatia de outras pastas. “O contigenciamento foi linear, então preservou nossas conquistas, não pode ser vinculado a uma falta de prestígio da área de Ciência e Inovação”, declara.

O ministro diz ter grandes expectativas de que o “descontigenciamento” não será linear, mantendo assim a “coerência do governo para manter prioridade” ao orçamento da pasta. Kassab não revelou valores, mas espera que o Planejamento convide outros ministérios para mais uma rodada de conversas, com divulgação de detalhes “a partir de junho ou julho”.

Já uma Medida Provisória para atrair a instalação de data centers no País, outra requisição do setor, ainda está em fase embrionária. Segundo Kassab, o secretário de telecomunicações André Borges, está fazendo estudo junto com a Casa Civil nesse sentido para “mostrar o que o governo precisa fazer” para aumentar a atração do Brasil. Depois dessa etapa, deverá haver ainda avaliação de como isso seria feito: se por projeto de lei, MP ou decreto. Novamente, o ministro não deu prazos para que o estudo ou eventual MP estivessem prontos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile