Publicidade
Início Notícias Gestão Serpro lança novo sistema de ouvidoria geral

Serpro lança novo sistema de ouvidoria geral

0
Publicidade

A cada ano, centenas de diálogos entre o cidadão e o Serpro são intermediados pela Ouvidoria-Geral da instituição. Em 2016, mais de 500 manifestações foram enviadas por empregados e pela sociedade – beneficiários externos do plano de saúde, aposentados e dependentes, pessoas físicas e jurídicas. E para cada vez mais facilitar essa interlocução e agilizar o tratamento de reclamações, denúncias, elogios, sugestões e solicitações, a empresa disponibiliza neste mês a primeira versão de um novo sistema: o OuvSerpro. A solução, que substitui o Sistema Ouvidoria, apresenta inovações no visual e nas funcionalidades.

“O OuvSerpro traz uma facilidade maior, com um novo design e uma linguagem bem acessível. E é visualmente muito intuitivo, como em sua página inicial, que já mostra as cinco categorias de manifestação e a opção de acompanhamento do processo em ‘caixinhas’ para que a pessoa facilmente clique e acesse o que precisa”, detalha a titular da Ouvidoria-Geral do Serpro, Ana Beatriz Capparelli. “O novo sistema nasce com uma interface responsiva, para que usuários possam acessá-lo por meio de tablets e celulares. E seu layout possui os recursos do padrão Serpro de construção de ferramentas corporativas, entre eles, os de acessibilidade”, acrescenta Alexandre Ribeiro, chefe da Divisão de Engenharia de Produto e Soluções Corporativas.

Outra novidade é a via de mão dupla que o sistema prevê. “Focamos na bidirecionalidade. Para casos, por exemplo, em que uma pessoa envia uma manifestação e a Ouvidoria fica com dúvidas, necessita de complementos. Antes, para pedir isso, era necessário entrar em contato por e-mail. Com o OuvSerpro, tudo será feito pelo próprio sistema, que permitirá que os ouvidores se comuniquem com o manifestante para solicitar algo, antes de encaminhar a manifestação para as áreas”, ressalta a ouvidora-geral. “Em maio, pretendemos interligar com o ‘Telmi!’, aplicativo que propiciará, entre outros benefícios, que o usuário receba notificações em seu celular, no exato momento em que o Serpro inserir atualizações sobre a manifestação”, completa Alexandre Ribeiro.

A Ouvidoria-Geral destaca que, em breve, essas e outras facilidades, como a avaliação do manifestante sobre a resposta e o atendimento dado pelo Serpro, entrarão no sistema, que foi disponibilizado na web na última quinta-feira, 5. “Lançamos, agora, uma versão inicial do produto. A proposta é que ele seja gradualmente incrementado”, pontua Beatriz Capparelli, que esclarece ainda que fortalecer o sistema on-line não significa encerrar os demais canais de contato com a Ouvidoria, e sim ampliar o acesso ao Serpro para os cidadãos e os empregados. “Continuamos com todas as portas de entrada possíveis. Cadastrávamos no sistema anterior o que nos chegava por e-mail, telefone, e vamos manter essa prática no OuvSerpro”, enfatiza.

Mais gestão em prol do público

Além das vantagens citadas, o OuvSerpro tem outras que são “invisíveis” ao usuário final, mas que são essenciais para um atendimento cada vez mais eficiente e ágil a quem necessita dialogar com a empresa. Não só isso: são indispensáveis para o compartilhamento de experiências entre os órgãos do governo e para a evolução dos serviços públicos.

“Uma das vantagens foi a criação de uma caixa de comunicação que guarda a troca de mensagens entre o ouvidor e o especialista do Serpro, que é quem responde tecnicamente a manifestação. No sistema anterior não havia a possibilidade de ter esse registro. As funcionalidades de bidirecionalidade, que envolvem os especialistas, os ouvidores e os manifestantes, podem sim tornar o processo de atendimento mais célere”, frisa Beatriz.

“Outro benefício é que o OuvSerpro está preparado para o envio automático dos nossos dados para a Ouvidoria-Geral da União, envio esse que é semanal e é uma exigência do órgão de controle aos entes federais”, detalha. “Futuramente, há a possibilidade de termos relatórios elaborados a partir de ferramentas de análises de dados, de business intelligence que o Serpro possui e que podem ser aproveitadas para o sistema”, finaliza Ribeiro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile