Atento oferece solução que permite identificar nível de stress do cliente

0

Como busca por gerar experiências mais valiosas para os consumidores, a Atento, está oferecendo uma solução que combina recursos de Inteligência Artificial e Data Science para identificar o nível de satisfação dos clientes, seja em canais de voz ou de texto (como chat, e-mail e sites de defesa do consumidor).

A ferramenta auxilia as empresas a realizar a gestão das reclamações de seus consumidores, possibilitando uma resolução mais eficiente ao categorizar os atendimentos. "Antes de levar uma reclamação sobre os serviços de uma empresa às agências reguladoras, o consumidor dá sinais de insatisfação nas interações que faz com uma marca e até nas tentativas de resolução do conflito, que por vezes o leva a portais de defesa dos direitos do consumidor como o Procon, o Reclame Aqui e Consumidor.gov. É nesse momento que entra o Stressômetro", explica Mauricio Castro, diretor de Marketing e Transformação da Atento Brasil.

Por meio de um algoritmo de Machine Learning, a solução analisa informações como tom de voz, tempo de silêncio e análise semântica, possibilitando a identificação do nível de estresse do cliente para uma possível priorização dos casos mais sensíveis. A iniciativa pode ser aplicada tanto em canais de voz quanto de texto, acompanhando a crescente digitalização no relacionamento com consumidor, consolidada com o advento da pandemia.

No primeiro (canais de voz), realiza uma análise do fluxo espectral dos áudios. Já para canais de texto, é analisada a semântica da conversa entre cliente e atendente. Deste modo, as reclamações são identificadas, categorizadas e dispostas em um ranking, para direcionar os consumidores mais insatisfeitos e com maior propensão a levar os problemas a órgãos regulatórios a um atendimento humano proativo, apto a resolver a questão por completo. Assim, as empresas conseguem se antecipar às ações dos usuários, prevenindo que o grau de insatisfação tome dimensões maiores.

"Vale destacar que o Stressômetro alcança uma acurácia de mais de 70%, entre os maiores ofensores de uma marca, e os clientes que contratam essa solução ganham também uma redução no tempo de resolução dos problemas e a possibilidade de criar modelos mais adequados a cada atendimento. A Atento entende que nós vivemos em uma era de empoderamento do consumidor e que a opinião de um influencia rapidamente outros milhares. Por isso, precisamos agir rapidamente, antes que uma reclamação vire um problema de fato", afirma o executivo.

O Stressômetro avalia milhões de dados a todo momento, sem que as conversas por áudio necessitem de transcrição, por exemplo. Com isso, o número de informações exploradas se torna maior e a mensuração destas bases acontece de maneira mais rápida. Além disso, a ferramenta cria um score para cada consumidor, gerando diversos insights sobre a sua jornada. Por fim, o Stressômetro também contribui para que as marcas possam compreender um pouco mais do comportamento do seu púbico, com um detalhamento sobre seus perfis, anseios e demandas. 

Stressômetro aplicado em empresas do segmento de varejo

Embora o Stressômetro possa ser aplicado em qualquer época do ano e em diversos segmentos, por ser um recurso fundamental para garantir a satisfação do consumidor, a solução foi uma aliada de empresas do varejo em dois períodos de grande volume para o setor:

  1. Natal 2020 

Durante o Natal de 2020, por exemplo, o Stressômetro identificou em um cliente do setor de varejo que os problemas relacionados a entregas, coleta por desistência ou defeito do produto e troca/cancelamento foram as queixas mais recorrentes. A ferramenta nos permitiu indicar quem é a pessoa mais estressada, podendo sinalizar por qual motivo o problema aconteceu, onde esse usuário mora e ainda observar toda a jornada que ela percorreu para chegar no ponto em que está. Com estas informações foi possível uma tomada de ação rápida e eficiente para corrigir as falhas e minimizar os impactos à marca.

  1. Black Friday

O uso do Stressômetro também trouxe retornos positivos à empresa varejista no período da Black Friday do ano passado. Em dezembro, após o balanço de vendas do período ser fechado, o índice de reputação da companhia – que avalia os atendimentos em uma escala de "Péssimo" a "Ótimo" -, foi o melhor do ano. Isso em um dos meses de maior movimentação do setor e em um ano de pandemia, em que o número de pedidos aumentou em cerca de cinco vezes, de acordo com a operação de atendimento da Atento.  

Identificar quais reclamações eram provenientes de consumidores que estavam comprando durante a Black Friday e encaminhar rapidamente a uma equipe de atendimento preparada só foi possível graças a um dashboard customizado – que continha as informações provenientes do Stressômetro –  criado pela equipe da Atento especificamente para este período. A operação também identificou que a maior parte das reclamações ocorreram por problemas em anúncios online e agiu imediatamente, em parceria com o cliente, para sanar o erro de anúncio ou negociar com os compradores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.