Avon adota plataforma Fico e reduz 72% da inadimplência de revendedoras

0
19

A Avon, marca de cosméticos parte do grupo Natura &Co, utilizou a plataforma de decisão da Fico para melhorar sua concessão de crédito no Brasil, reduzindo a inadimplência de seus revendedores em 72%. A empresa também foi capaz de automatizar 90% das solicitações de aumento de limite feitas por representantes de vendas. Essa ação teve um impacto positivo, levando a um aumento do número de representantes ativos que passaram a comprar produtos a cada campanha. Com uma interface amigável, a plataforma permite que os próprios gerentes de crédito implementem as políticas em questão de horas.

Antes da implantação, a empresa tinha altos índices de inadimplência de seus representantes, principalmente nos primeiros pedidos. Uma das principais questões era que os sistemas operavam em silos e a política de crédito era baseada em regiões, em vez de ser individual. O problema deixou evidente que a infraestrutura existente era incapaz de oferecer à Avon a agilidade, interoperabilidade e qualidade de decisão que a empresa precisava.

"Um dos maiores desafios do projeto foi a extração de dados do sistema anterior, que não foi construído para trabalhar com inteligência de dados", disse Alexandre Graff, presidente da Fico para a América Latina e Caribe. "Isso foi resolvido dividindo o projeto em fases, à medida que integramos novas ferramentas, migramos bancos de dados e integramos soluções de terceiros. A mudança para um moderno mecanismo de decisão de crédito baseado na nuvem proporcionou um impulso significativo aos negócios da Avon."

Ao implantar o sistema da Fico na nuvem, a Avon foi capaz de criar regras inteligentes orientadas por dados, fornecer aos usuários de negócio maior autonomia para calibrar a política com menos dependência da equipe de TI e produzir uma trilha de auditoria que rastreou as alterações feitas.

Usando os recursos da plataforma Fico, a Avon foi capaz de executar testes champion/challenger em mudanças de política, aplicativos de score de crédito, criar planos de contingência e integrar-se diretamente com outros aplicativos. Com isso, a Avon foi capaz de automatizar 90% das solicitações de aumento de limite de crédito individual.

O projeto rendeu o prêmio Fico Decisions Awards 2021 na categoria Implementação na Nuvem. O prêmio é uma iniciativa da Fico e tem como objetivo reconhecer projetos que apliquem tecnologias de forma inovadora e com resultados mensuráveis.

 

Deixe seu comentário