Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Neoenergia adiciona recursos de smart grid à rede de alta tensão

Neoenergia adiciona recursos de smart grid à rede de alta tensão

0
Publicidade

A Neoenergia instalou o Sistema AIRq (Automação Inteligente de Redes de Qualidade de Energia) em equipamentos reguladores de tensão e bancos de capacitores. Essa tecnologia utiliza informações da rede para, de forma automatizada, ajustar a tensão e o fator de potência para o patamar ideal, razão pela qual é conhecida no setor como controle de Volt/VAr (unidades de medida de tensão e energia reativa). O sistema foi implantado em modelo piloto nos municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista, em São Paulo, região que tem recebido investimentos robustos da empresa em modernização de redes, por meio do projeto Energia do Futuro.

“O automatismo em equipamentos de redes proporciona cada vez mais qualidade para os nossos clientes e, por isso, o nosso foco em investimentos na área. Agora, com o controle Volt/VAr através do Sistema AIRq, teremos, além dos benefícios diretos para os clientes, mais eficiência energética e redução de perdas técnicas”, afirma o superintendente de Smart Grids da Neoenergia, Ricardo Leite.

Para operar o Sistema AIRq, foram instalados painéis em reguladores de tensão e bancos de capacitores, que ficam localizados nos postes. Com esses painéis, é possível transmitir os dados sobre a tensão e fator potência a um servidor central, que tem a visão global da rede. A partir dessas informações, de forma automatizada, são realizadas manobras para que os níveis de tensão e reativos estejam constantemente nos melhores patamares. A tecnologia começou a operar em 20 alimentadores e 46 equipamentos.

Como exemplo prático, é possível considerar um aumento na carga de um cliente a ponto de reduzir a tensão da rede elétrica na vizinhança – situação em que, em tempo real, o próprio controle Volt/VAr seria capaz de tomar decisões para que isso não afetasse outros consumidores na região. Além disso, em regiões onde há um crescimento na geração distribuída, esse sistema contribui para regularizar de forma dinâmica a tensão durante o dia, quando normalmente há um aumento. Essa é a realidade de Atibaia, que recebeu, desde 2018 (ano em que foi iniciado o Projeto Energia do Futuro), mais de 80 sistemas fotovoltaicos que têm capacidade instalada de 330 kWp e geram 500 MWh/ano. Os recursos foram do Programa de Eficiência Energética (PPE) da Neoenergia Elektro.

Com o Sistema AIRq, além de ganhar mais eficiência energética e redução de perdas técnicas, a empresa pode otimizar o fator de potência em subestações e alimentadores – medida que indica a eficiência com a qual a energia está sendo usada – e executar ações para se manter sempre dentro dos níveis de qualidade exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de poder reduzir perdas técnicas. A companhia pode ainda reduzir custos administrativos, por reduzir a necessidade de deslocamentos de equipes de campo na operação dos equipamentos agora automatizados.

Projeto Energia do Futuro

Por meio do Projeto Energia do Futuro, a Neoenergia transformou Atibaia em uma referência nacional de DSO (Distribution System Operator), tendência no setor elétrico global em que as empresas se tornam operadoras de um complexo sistema de distribuição que inclui, por exemplo, geração distribuída nas residências e mobilidade elétrica. Entre os equipamentos de redes inteligentes, estão sensores e religadores que operam de forma automatizada.

“Instalamos medidores inteligentes para os nossos 75 mil clientes, viabilizando a comunicação direta entre a unidade consumidora e a Neoenergia Elektro, possibilitando a detecção de interrupções e o restabelecimento no fornecimento de forma automatizada através do sistema de reconfiguração automática (self healing), entre outros benefícios. Esses equipamentos contribuirão também para o crescimento da geração solar, uma fonte limpa, ao permitir melhor qualidade no fornecimento de energia e por já estar preparado para a medição bidirecional de energia”, reforça Ricardo Leite.

Para conectar todas essas tecnologias, a Neoenergia investiu na instalação da primeira rede 4G privada operada por uma empresa do setor elétrico na América Latina. Agora, a companhia iniciou o plano de expansão do projeto e, por meio de uma prova de conceito (PoC), vai avaliar o uso de faixa de frequência com maiores alcances e expandir a rede de comunicação com eficiência e menor custo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile