O CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) fechou acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e está trabalhando na elaboração de um plano diretor de telecomunicações (PDT) para o órgão. Abrangendo um período de três anos, o documento a ser produzido pelo CPqD deverá conter as diretrizes para a evolução e o planejamento das redes e serviços de telecomunicações do ONS.
Para elaborar o documento, o CPqD vai realizar um levantamento das características da rede do ONS, dos serviços utilizados atualmente e dos que ele pretende oferecer no futuro, enfocando aspectos como análise dos níveis de segurança, perspectivas futuras de utilização dos novos serviços e tendências tecnológicas. O relatório deverá focar tópicos como redes de longa distância (WANs), telefonia, videoconferência, redes locais, home office, mobilidade, segurança e contingência.
O ONS é uma entidade de direito privado e sem fins lucrativos, responsável pela coordenação e controle da operação da geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), sob a fiscalização e regulamentação da Agência Nacional de energia Elétrica (Aneel).
"Estamos trabalhando para um órgão estratégico do setor. Devemos revisitar todos os recursos de telecomunicações do ONS à luz das tendências tecnológicas atuais tendo em mente que as mesmas, além de inovadoras podem vir a transformar a forma de prestação de serviços. Nossos esforços visam contribuir para agregar valor às atividades exercidas pelo ONS", comenta Mariângela Rino Pedrosa, gerente de mercado do CPqD.
"O plano diretor de telecomunicações será um instrumento importante para a orientação das ações de inovação e aperfeiçoamento dos meios de telecomunicações para o cumprimento da missão do ONS", destaca Mauricio Moszkowicz, gerente executivo de informática e telecomunicações do ONS.