A Microsoft lançou nesta segunda-feira (7/5) o Windows Live Hotmail, a versão turbinada de seu atual serviço gratuito de webmail, o MSN Hotmail. O novo webmail incorpora várias características semelhantes ao serviço concorrente, o Gmail, como a busca de mensagens, espaço de 2 gigabytes e mecanismo para salvar rascunhos. A empresa diz, porém, que as mudanças foram desenvolvidas de acordo com a opinião dos mais de 20 milhões de usuários que participaram do programa de testes em todo o mundo.
De acordo com um estudo internacional realizado pela MetrixLab a pedido da Microsoft, verificou-se que 45% dos usuários de internet consideram o e-mail como a principal forma de comunicação. O serviço de webmail da Microsoft tem hoje, segundo a empresa, 280 milhões de contas ativas no mundo, sendo 23 milhões no Brasil. Com o lançamento, o domínio MSN passa a ser apenas o provedor de conteúdo da Microsoft, enquanto o Windows Live se torna a base de serviços de internet da empresa.
A Microsoft ressalta que o Windows Live Hotmail foi desenvolvido com a tecnologia de web Ajax e infra-estrutura de servidores. Segundo a empresa, a nova versão traz ferramentas de segurança avançada, filtro integrado de spam, alto nível de personalização e outras características que lembram o Microsoft Office Outlook, como organização das mensagens por arrastar e soltar e atalhos rápidos com comandos pelo teclado.
O novo serviço permite aos usuários escolher qual o modo de visualização mais adequado às suas necessidades ?? semelhante ao do Hotmail atual ou com painel de visualização das mensagens, nos mesmos moldes do Outlook. O Windows Live Hotmail também permite que o usuário tenha acesso às mensagens do e-mail de diversas maneiras, tanto via web, no desktop ou no celular.
De acordo com a gerente de marketing e serviços de comunicação do Online Services Group da Microsoft Brasil, Priscyla Alves, o Windows Live Hotmail traz também novidades para instituições educacionais e pequenas empresas. "O Custom Domain permite que microempresas tenham o seu próprio domínio de e-mail. Já escolas e universidades, por exemplo, podem utilizar o programa Windows Live @edu para ter gratuitamente o Windows Live Hotmail como sua plataforma de e-mails", comenta. Todos os serviços são gratuitos e custeados por anúncios.
As mensagens Custom Domain podem ser acessadas no desktop, no webmail ou no celular. Para utilizar o serviço é necessário que a empresa tenha um domínio comprado e hospedado junto a alguma empresa especializada, além de uma conta inicial do Windows Live Hotmail. Em seguida, basta se cadastrar no site.