Apple figura pela primeira vez entre as Top 10 da Fortune 500

0

A publicação Fortune 500 chega às bancas a partir da próxima semana, mas a revista americana já divulgou quais são as maiores companhias dos Estados Unidos. A novidade do ranking deste ano foi as 11 posições que a Apple ganhou, passando a figurar entre as Top 10. A companhia aparece como sexta maior do país — no ano passado ela ocupou a 17º lugar na lista.

A lista é elaborada com base na receita total das empresas ao fim do ano passado — cuja soma total subiu 2,7% na comparação com a queda de 0,5% um ano antes.

Entre as empresas que caíram de posição no ranking, um dos destaques foi a HP. A fabricante, até então a única representante do setor de TI no Top 10 da Fortune 500 nos últimos cinco anos, recuou para a 15ª colocação neste ano. Outras empresas de tecnologia bem colocadas foram a IBM (20ª), Microsoft (35ª) e Amazon (49ª).

A Fortune 500 deste ano também marca a estreia no ranking do Facebook. A rede social aparece na 482ª posição e coloca seu fundador, Mark Zuckerberg, como o CEO mais jovem a comandar uma companhia da lista. Ele completa 29 anos na próxima terça-feira, 14. Para se ter uma ideia, o único outro CEO com menos de 40 anos à frente de uma das 500 empresas da lista é a CEO do Yahoo, Marissa Mayer, que tem 38 anos. O Yahoo ficou na 494ª colocação, queda de 11 posições em relação ao ano passado.

Os primeiros colocados da lista são a rede varejista Walmart e a petrolífera Exxon Mobil, que se revezam nas duas primeiras posições desde 2001. As companhias de petróleo e gás, aliás, dominam o ranking das mais valiosas do mundo, ocupando três dos cinco primeiros lugares. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.