Apple figura pela primeira vez entre as Top 10 da Fortune 500

0
0

A publicação Fortune 500 chega às bancas a partir da próxima semana, mas a revista americana já divulgou quais são as maiores companhias dos Estados Unidos. A novidade do ranking deste ano foi as 11 posições que a Apple ganhou, passando a figurar entre as Top 10. A companhia aparece como sexta maior do país — no ano passado ela ocupou a 17º lugar na lista.

A lista é elaborada com base na receita total das empresas ao fim do ano passado — cuja soma total subiu 2,7% na comparação com a queda de 0,5% um ano antes.

Entre as empresas que caíram de posição no ranking, um dos destaques foi a HP. A fabricante, até então a única representante do setor de TI no Top 10 da Fortune 500 nos últimos cinco anos, recuou para a 15ª colocação neste ano. Outras empresas de tecnologia bem colocadas foram a IBM (20ª), Microsoft (35ª) e Amazon (49ª).

A Fortune 500 deste ano também marca a estreia no ranking do Facebook. A rede social aparece na 482ª posição e coloca seu fundador, Mark Zuckerberg, como o CEO mais jovem a comandar uma companhia da lista. Ele completa 29 anos na próxima terça-feira, 14. Para se ter uma ideia, o único outro CEO com menos de 40 anos à frente de uma das 500 empresas da lista é a CEO do Yahoo, Marissa Mayer, que tem 38 anos. O Yahoo ficou na 494ª colocação, queda de 11 posições em relação ao ano passado.

Os primeiros colocados da lista são a rede varejista Walmart e a petrolífera Exxon Mobil, que se revezam nas duas primeiras posições desde 2001. As companhias de petróleo e gás, aliás, dominam o ranking das mais valiosas do mundo, ocupando três dos cinco primeiros lugares. 

Deixe seu comentário