Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Ações do Alibaba disparam 11% após divulgar resultado trimestral acima das estimativas

Ações do Alibaba disparam 11% após divulgar resultado trimestral acima das estimativas

0
Publicidade

O gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba divulgou nesta quinta-feira, 7, os resultados financeiros referentes ao quarto trimestre e ao ano fiscal de 2015, encerrados em 31 de março, os quais superaram as expectativas do mercado. As ações da companhia abriram o pregão da NYSE cotadas a US$ 88,83, alta de 11% em relação ao fechamento do dia anterior, quando encerraram o pregão valendo US$ 80,00. Ao longo do dia, os papéis foram negociados em alta entre 6% e 8% e fecharam o pregão cotados a US$ 86,00, elevação de 7,5%.

A companhia fechou o período com lucro líquido de 2,86 bilhões de renmibi (o equivalente a US$ 461,1 milhões), queda de 49% ante aos 5,66 bilhões de renmibi (US$ 912,5 milhões) apurados no mesmo trimestre de 2014. Por outro lado, o lucro de US$ 0,48 por ação superou as estimativas de analistas de mercado, que aguardavam ganho de US$ 0,42 a ação. A receita do Alibaba no período, de 17,42 bilhões de renmibi (US$ 2,8 bilhões), cifra 45% maior que 12 bilhões de renmibi (US$ 1,9 bilhão), também ficou acima das expectativas. Os analistas esperavam receita de US$ 2,77 bilhões.

A receita com mobilidade no primeiro trimestre expandiu 352% em relação ao mesmo período do ano passado, de 1,16 bilhão de renmibi (US$ 187 milhões) para 5,24 bilhões de renmibi (US$ 844 milhões). A receita com transações móveis respondeu por 40% da receita total no trimestre, ante 12% no ano anterior. O número de usuários ativos mensais via dispositivos móveis teve alta de 77% ano a ano, totalizando 265 milhões.

Na quebra por região geográfica, a receita obtida no mercado chinês somou 13,8 bilhões de renminbi (US$ 2,2 bilhões), alta de 39% comparada ao ano anterior. Já as vendas no mercado internacional totalizaram 1,63 bilhão de renminbi (US$ 262,8 milhões), expansão de 27% na mesma comparação.

Novo CEO

Além de divulgar o balanço financeiro, o Alibaba também anunciou que Daniel Zhang, atual diretor de operações (COO) do grupo, será promovido a novo CEO no domingo, 10, substituindo Jonathan Lu, que ainda trabalhará nos próximos meses com Zhang para assegurar uma transição bem sucedida. A empresa informa ainda que Lu permanecerá no conselho de Administração como vice-presidente.

Há oito anos no Alibaba, Zhang ocupou altos cargos de gestão durante toda sua jornada na companhia. O executivo ingressou no grupo chinês em 2007, como diretor financeiro (CFO) da plataforma de vendas online Taobao, tornando-se COO em setembro de 2013.

“Zhang é um líder empresarial inovador com um forte histórico de obtenção de resultados. Não há melhor pessoa para liderar o Alibaba, conforme embarcamos na próxima etapa do nosso crescimento que Lu ajudou a construir”, disse Jack Ma, fundador e presidente-executivo do Alibaba.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile