Smartcities: convergência entre físico e digital

0

Cerca de 160 milhões de brasileiros, ou 84% de toda população do Brasil, vivem em cidades, segundo o último censo do IBGE (2010). Um número impressionante que só tende a crescer, devendo chegar a 91,3% em 2030 (segundo projeção do Governo Federal). Esses índices colocam em destaque a importância das cidades para o Brasil, pois além de moradia da maior parte dos brasileiros, funcionam como plataformas catalisadoras de interações econômicas e sociais.

Mas qual será o rumo que as cidades tomarão nos próximos anos, diante da rápida evolução e acessibilidade a recursos tecnológicos? Muitos apostam nas "smart cities" como a forma da cidade do futuro. E esse será o tema da nossa viagem tecnológica de hoje: Smart Cities! Vamos começar pelos fatores que criam o substrato para o florescimento das smart cities, olhar para o cenário atual do Brasil e discutir formas para nossas cidades evoluírem na direção dessa nova forma de inteligência urbana.

Como é feita uma smart city?

A forma mais simples de se definir uma "smart city" é: "uma cidade que possui estrutura e cultura tais, que viabilizam soluções de seus problemas com inovação e tecnologia". Mas quais são os componentes que transformam uma cidade em uma smart city? Muitos estudiosos consideram que os principais ingredientes, ou fatores-chave para se produzir as inovações que alimentam uma smart city são:

  • Uma infraestrutura tecnológica robusta, preparada para processar grande quantidade de dados, permitindo às pessoas estarem totalmente conectadas.
  •  Um empresariado com vigoroso viés empreendedor.
  •         Instituições capazes de gerar grande quantidade de conhecimentos técnicos e acadêmicos.

A intersecção desses três elementos transforma as smart cities em verdadeiras plataformas de geração de inovação. Elas encontram nos próprios problemas do cotidiano urbano matéria para produzir novos serviços e tecnologias,  completando o ciclo e criando soluções para os problemas que as geraram. Ou seja, além de tecnologia – fator que muitos consideram erroneamente como o único importante – é necessário haver pessoas dispostas e condições de extrair novas respostas para as questões urbanas.

O Brasil e as smart cities

O Brasil, infelizmente, ainda se posiciona como um país relativamente passivo quando falamos em geração de tecnologia e inovação, com poucas requisições de patentes por ano. Por outro lado, a população brasileira absorve de maneira extremamente rápida a tecnologia. Basta ver que entre os anos de 1990 e 2010, o número de aparelhos celulares cresceu de 667 para 202.944.033, segundo dados do Teleco.

Só para ilustrar, vamos contar um pouco de alguns casos de rápida absorção e uso de tecnologia. Começo retomando um caso que já abordei no artigo Phygital: um link entre o físico e o digital: o uso de gôndolas virtuais. Basicamente a ideia, já tirada do papel por uma rede de supermercados, é colocar imagens que simulam prateleiras de supermercado em estações de Metrô e permitir que os usuários escolham produtos e realizem o pedido através de seus celulares (veja mais aqui). Prático e inovador, não? Outro caso interessante é o Waze, um GPS colaborativo que já encontra no Brasil o segundo país com maior número de usuários – mais de 1,5 milhão em São Paulo e cerca de 500 mil no Rio de Janeiro – segundo matéria da Exame. Para os interessados por aplicativos de melhoria dos transportes por meio de colaboração social, também vale a pena conferir o Moovit, aplicativo similar ao Waze, mas voltado aos usuários do transporte público.

Também é importante notar que o Estado brasileiro já caminha rumo à digitalização, inclusive abolindo alguns documentos físicos para dar lugar a seus equivalentes digitais, como o CPF, certidão de quitação eleitoral, comprovantes e etc. Essa movimentação, no sentido de digitalizar os serviços ofertados para o cidadão brasileiro, tem muito mais força nas esferas federal e estadual do que na municipal. Não cabe aqui entrar em todas as causas desta assimetria, mas a explicação encontra-se no fato de que os municípios são bastante desiguais, tanto em tamanho, quanto em recursos socioeconômicos. Existem municípios, no entanto, que fogem um pouco à regra como é o caso de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, por exemplo.

Pensando em tudo que discutimos neste tópico, podemos concluir que:

  1. O Brasil, como todos costumam dizer, ainda está atrasado em termos tecnológicos.
  2. Apesar do atraso, temos uma enorme capacidade para absorver e aplicar novas tecnologias.
  3. Mais do que nunca, é hora de esquecer o "país do futuro", vivendo eternamente do seu potencial, para ser grandioso e focar na construção do futuro propriamente dito. Ou seja, em como fazer esse futuro acontecer.

Mas como chegar ao tão sonhado nirvana tecnológico?

A geração de novas tecnologias e produtos com certeza é importante, mas será que apenas a tecnologia é suficiente para diminuir ou erradicar problemas de transporte, saúde, educação e sociais? Certamente não. Problemas antigos requerem novas tecnologias e novas abordagens para serem resolvidos. É necessário um esforço diferente, que vai além da capacidade de criar novas ferramentas trazendo, através do dialogo e da multidisciplinaridade, novos conhecimentos e pontos de vista para a equação. Um ponto extremamente positivo nesse sentido é que temos uma geração de profissionais que tende cada vez mais à interdependência e interdisciplinaridade. São jovens que não se prendem apenas a sua área de conhecimento, mas sabem buscar, através do estudo e de suas redes sociais, os conhecimentos para colocarem suas ideias em prática. A questão é como agregar os outros fatores da receita para viabilizar o nascimento de ideias inovadores que melhorem as cidades.

A tarefa começa, repito, apenas COMEÇA, com o setor público, que detém poder e recursos para criar mecanismos de estímulo e suporte ao empreendedorismo e desenvolvimento desta nova forma de pensar. A sociedade e os profissionais em geral devem atuar como pontos de criação, disseminação e consolidação de conhecimentos, analisando o ambiente que os cerca para entender a essência dos principais problemas de sua cidade. Feito isso, entra em cena a iniciativa privada, a qual cabe aliar-se tanto aos profissionais empreendedores quanto ao setor público, provendo os recursos e experiência necessários para gerar soluções realmente sustentáveis em todos os âmbitos, especialmente o ecológico, o financeiro e o social. E você, como acha que podemos fazer nossas cidades evoluírem? Use o espaço abaixo para comentar com ideias, casos, sugestões e críticas!

Alexandre Kulpel, executivo de Negócios da Unear.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.