Publicidade
Início Serviços Gerenciamento Stone Age lança ferramenta Lophius para facilitar acesso a plataformas Hadoop

Stone Age lança ferramenta Lophius para facilitar acesso a plataformas Hadoop

0
Publicidade

A plataforma Hadoop – para processamento de grande volume de dados em cluster – tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas, mas sua utilização ainda demanda um grande suporte de TI. Por isso, a Stone Age está lançando o Lophius, uma ferramenta que facilita o acesso de equipes de gestão à plataforma Hadoop. Além de agilizar as solicitações de análises, mantendo a garantia de segurança, o Stone Age Lophius também torna mais simples alterar parametrizações de modelos matemáticos com centenas de variáveis.

“Nossa solução contribui e agiliza o trabalho da equipe de TI, validando as solicitações de análises e cálculos feitas pela gestão. Caso haja lacunas ou dados incorretos, o software os identifica e pede as alterações necessárias de forma automática. O processo que antes levava de 3 a 5 dias, pode ser concluído em poucos minutos com o Lophius”, explica Fernando Guimarães, gerente de produtos da Stone Age.

O Stone Age Lophius consegue planejar a distribuição dos modelos matemáticos no Hadoop, permitindo escalar o processamento, tanto de forma horizontal como vertical. Com interface amigável, a solução facilita a visualização dos relacionamentos e dependências entre modelos e oferece relatórios com gráficos e estatísticas comparativas. Outro diferencial da solução é a possibilidade de importar modelos feitos em SAS, SPSS e R para o ambiente do Lophius, facilitando a compatibilidade com modelos legados.

A partir de determinados modelos matemáticos, por exemplo, é possível prever comportamentos como: calcular a predisposição de uma pessoa a contratar um empréstimo a juros mais baixos ou mais altos ou as chances dela pagar a dívida em dia. No caso de máquinas, é possível calcular quando ela vai precisar de manutenção ou se o equipamento tende a falhar em determinadas condições. A Stone Age prevê oferecer o Lophius através de licenciamento de software.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

Sair da versão mobile