Publicidade
Início Notícias Negócios Apex-Brasil e Softex renovam convênio do Projeto Setorial de exportação

Apex-Brasil e Softex renovam convênio do Projeto Setorial de exportação

1
Publicidade

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Softex anunciam a renovação para o biênio 2020-2022 do convênio do Projeto Setorial Brasil IT+, o maior e mais abrangente plano de internacionalização competitiva de empresas desenvolvedoras de software e prestadoras de serviços de TI já realizado no país.

Iniciado em 2005, ele tem por objetivos gerar novas oportunidades de negócios no mercado internacional para as companhias brasileiras participantes, ampliar o volume de exportações, aumentar a exposição da indústria brasileira de TI e fortalecer a imagem do Brasil como um centro mundial de excelência no setor.

O diretor de Negócios da Apex-Brasil, Augusto Pestana, destaca que o Brasil IT+, projeto feito em parceria com a Softex, está há 15 anos apoiando os negócios internacionais das empresas brasileiras do setor de TI. “A Agência entende este setor como extremamente importante para colocar o Brasil na era da transformação digital e com empresas que muitas vezes já nascem prontas ou rapidamente transformam suas soluções para o mercado internacional. Avaliamos criteriosamente os resultados anteriores e o potencial de negócios do setor e renovamos nosso plano de trabalho para os próximos dois anos”, reforça Pestana.

Em 2018, as 165 empresas integrantes do Projeto Setorial Brasil IT+, colaboraram com a expressiva quantia de R$ 2,5 bilhões (U$ 569 milhões) para a balança comercial do país. Esse valor representa 41% do total exportado pelo setor.

“Transformar as companhias nacionais de TI em players globais é um dos projetos mais importantes conduzidos pela entidade. Nesse novo ciclo, as empresas aderidas terão a oportunidade de participar de ações estratégicas de apoio à internacionalização. Serão oferecidas ações estruturantes focadas em capacitação e inteligência comercial, além do suporte para a presença em eventos internacionais com foco em prospecção e negócios em países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Chile, França, Espanha e Portugal. Outra meta é seguir incutindo nos participantes uma mentalidade voltada para a internacionalização e não apenas para a exportação”, destaca Diônes Lima, vice-presidente da Softex.

Outros benefícios oferecidos às associadas são acesso a informações qualificadas sobre os mercados-alvo, assessoria comercial no exterior, apoio na obtenção de financiamento para exportação (pré e pós-embarque) e em questões como registro de marcas e de software, localização, instalação de subsidiárias e aspectos legais.

Ao longo dos últimos 14 anos, o Projeto Setorial Brasil IT+ já envolveu mais de 600 companhias interessadas em expandir sua atuação para além das fronteiras nacionais e, nesse período, o número de empresas exportadoras saltou de 25 para mais de 280.

São também parceiros da Softex nessa iniciativa o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e seus 21 Agentes Regionais, unidades autônomas que integram o Sistema Softex e oferecem apoio a empresas de software e serviços de TI em diversas regiões do país.

Os interessados em fazer parte do Projeto Setorial Brasil IT+ devem preencher Formulário de Adesão e, na sequência, seguir as etapas de avaliação do potencial de internacionalização e apresentação de suas demandas e estratégias de ação no exterior. Detalhes neste link.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile