Mesmo com o avanço do Google no mercado de smartphones e os recentes problemas enfrentados pela Apple com a proibição a plataformas baseadas em Flash, o sistema operacional móvel preferido dos desenvolvedores ainda é o iPhone OS. Estudo realizado pela consultoria Ovum revela que o sistema operacional da Apple foi escolhido por 80% dos desenvolvedores, enquanto o Android, do Google, em quarto lugar, foi apontado por 64%.
O segundo lugar na preferência ficou com o sistema operacional do BlackBerry, da Research in Motion (RIM), indicado por cerca de 75% dos entrevistados, enquanto o Windows Mobile, sistema operacional móvel da Microsoft, ficou na terceira colocação com 70% dos consultados. O sistema operacional Symbian, apesar de sua grande penetração no mercado, ficou na quarta posição, com menos de 60% da preferência dos desenvolvedores.
Entre as ferramentas de desenvolvimento de aplicativos, as chamadas APIs, as do Google foram as preferidas, apontadas por 60% dos entrevistados. Em segundo lugar, vêm as APIs do Windows Mobile, com menos de 40% da preferência, e em terceiro lugar as ferramentas corporativas, de uso comercial ou profissional, com pouco mais de 30% dos desenvolvedores.
Em relação às lojas de aplicativos, a da Apple foi apontada como a preferida por 74% dos entrevistados, seguida pela do Android, indicada por 55% dos desenvolvedores. As lojas do BlackBerry, Windows Mobile e as das operadoras, individualmente, foram apontadas por cerca de 50% dos pesquisados.
Na análise da Ovum, os resultados apontam para uma realidade já consolidada entre as grandes empresas do mercado de smartphones, o que deixa cada vez menos espaço para novos concorrentes. A consultoria mostra que menos de 30% dos entrevistados têm algum interesse em desenvolver alguma coisa para outros sistemas operacionais, o que eventualmente sobrecarregará os programas já existentes e deixará pouco ou nenhum espaço para desenvolvedores iniciantes.
- Sistema