iPhone OS é o preferido dos desenvolvedores de aplicativos móveis

0

Mesmo com o avanço do Google no mercado de smartphones e os recentes problemas enfrentados pela Apple com a proibição a plataformas baseadas em Flash, o sistema operacional móvel preferido dos desenvolvedores ainda é o iPhone OS. Estudo realizado pela consultoria Ovum revela que o sistema operacional da Apple foi escolhido por 80% dos desenvolvedores, enquanto o Android, do Google, em quarto lugar, foi apontado por 64%.
O segundo lugar na preferência ficou com o sistema operacional do BlackBerry, da Research in Motion (RIM), indicado por cerca de 75% dos entrevistados, enquanto o Windows Mobile, sistema operacional móvel da Microsoft, ficou na terceira colocação com 70% dos consultados. O sistema operacional Symbian, apesar de sua grande penetração no mercado, ficou na quarta posição, com menos de 60% da preferência dos desenvolvedores.
Entre as ferramentas de desenvolvimento de aplicativos, as chamadas APIs, as do Google foram as preferidas, apontadas por 60% dos entrevistados. Em segundo lugar, vêm as APIs do Windows Mobile, com menos de 40% da preferência, e em terceiro lugar as ferramentas corporativas, de uso comercial ou profissional, com pouco mais de 30% dos desenvolvedores.
Em relação às lojas de aplicativos, a da Apple foi apontada como a preferida por 74% dos entrevistados, seguida pela do Android, indicada por 55% dos desenvolvedores. As lojas do BlackBerry, Windows Mobile e as das operadoras, individualmente, foram apontadas por cerca de 50% dos pesquisados.
Na análise da Ovum, os resultados apontam para uma realidade já consolidada entre as grandes empresas do mercado de smartphones, o que deixa cada vez menos espaço para novos concorrentes. A consultoria mostra que menos de 30% dos entrevistados têm algum interesse em desenvolver alguma coisa para outros sistemas operacionais, o que eventualmente sobrecarregará os programas já existentes e deixará pouco ou nenhum espaço para desenvolvedores iniciantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.