Aluguel de softwares é tendência no mercado

1
30

A vida moderna exige cada vez mais praticidade e vem estimulando o consumidor a optar por produtos e serviços temporários. O aluguel é uma tendência no mercado e inclui desde imóveis, roupas, carros, brinquedos e até softwares. Atualmente, o computador e suas ferramentas são imprescindíveis na vida das pessoas, sendo utilizado para trabalho e entretenimento. Por isso, grandes nomes do setor de software passaram a alugar os seus serviços. O cloud computing propiciou o serviço de aluguel nas nuvens que disponibiliza softwares na Web para utilização por empresas, e tem sido uma das soluções mais procuradas pelas organizações.

Contratar o aluguel tem sido uma prática cada vez mais frequente, visto que o serviço oferece inúmeras vantagens para as instituições. O cloud computing permite acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Ou seja, não é necessário instalar aplicativos no computador, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em Data Centers na nuvem.

De acordo com o Gartner Group somente no setor de software empresarial (ERP), os gastos deverão alcançar 296 bilhões de dólares este ano, o que equivale a um aumento de 6,4% em comparação com o ano passado. O aluguel é a forma mais fácil de adquirir uma solução como essa, principalmente, para pequenas e médias empresas. As vantagens proporcionadas pelo cloud computing são muitas e a economia nos gastos é uma delas. A empresa que migra para a nuvem pode economizar em até 90% nos gastos de TI.

Com o serviço, as empresas não têm a necessidade de adquirir uma máquina potente. Outro benefício é a possibilidade de acessar dados, arquivos e aplicativos a partir de qualquer lugar, bastando uma conexão com a internet. Além disso, o custo do aluguel é menor porque as empresas não precisam aumentar a infraestrutura para receber um sistema e não tem acréscimo de impostos, pois o aluguel entra como despesa e não como investimento. Isto sem falar na redução de custos com a equipe técnica de suporte ao servidor que passa a ser gerida pela empresa provedora do serviço. O cloud computing também oferece segurança para as empresas, pois as informações contidas na nuvem não se perdem em caso de danos no computador. Grandes organizações como Google e Adobe já aderiram a nova tendência. Pequenos estabelecimentos também estão vendo os benefícios e alugam softwares e mecanismos como tablets, que pode funcionar como cardápio eletrônico para restaurantes, por exemplo. 

O sistema de aluguel para produtos e serviços tecnológicos pode ser uma saída vantajosa tanto para as empresas como para os consumidores. Com o crescimento desta modalidade, trabalhando com maior volume, os preços tenderão a cair cada vez mais e as facilidades a aumentar.  É um caminho sem volta que a Internet proporcionou à sociedade e às organizações.

Valmir Neves- diretor-presidente da Zethos

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário