Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Tablets já respondem por cerca de 28% das vendas de produtos de...

Tablets já respondem por cerca de 28% das vendas de produtos de informática no país

0
Publicidade

Os tablets já representam 27,6% dos itens de informática vendidos no Brasil, em unidades, de acordo com números divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e a consultoria IDC. Segundo o estudo, as vendas de tablets avançaram 164% no primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2012, totalizando 1,3 milhão de unidades, número superior ao total comercializado em todo o ano de 2011 — 1,1 milhão de unidades. No ano passado, os tablets detinham 11,5% do mercado nacional.

O avanço dos tablets ocorre em detrimento dos notebooks e computadores de mesa (desktops), que tiveram queda de 8,1%, o que revela que a tendência mundial de perda na preferência dos consumidores (veja gráfico abaixo). Os desktops são os que mais têm sentido os efeitos da mudança no perfil de consumo. Segundo o levantamento, as vendas dos PCs de mesa recuaram 10,9%, para 1,5 milhão de unidades. Hoje os desktops são 32,9% do mercado. Já os notebooks tiveram uma queda menor, de 9%, para 1,9 milhão de unidades, o que dá à categoria 39,5% das vendas.

Com relação ao mercado de telefones celulares, o crescimento das vendas no primeiro trimestre foi de 14,6%, atingindo 14,1 milhões de unidades. O desempenho positivo foi puxado pelos smartphones, que cresceram 85,7%, chegando a 5,4 milhões de unidades vendidas. Em contrapartida, os celulares convencionais, classificados como de “entrada de linha”, tiveram retração de 7,3%, com 8,7 milhões de unidades vendidas. A participação dos smartphones no mercado total de celulares, em unidades, chegou a 38,2% no trimestre, enquanto a dos celulares convencionais atingiu 61,8%.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile