Publicidade
Início Notícias Comunicações Proteste diz que Anatel quer desativar central de atendimento ao consumidor

Proteste diz que Anatel quer desativar central de atendimento ao consumidor

1
Publicidade

A associação de consumidores Proteste enviou oficio ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, cobrando que não seja desativado o call center da agência reguladora.

Segundo a entidade, há risco de desativação da central de atendimento ao consumidor e deixar sem opção aqueles que precisam formalizar queixa contra as teles, a exemplo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que desde maio desativou o serviço de teleatendimento ao consumidor, por falta de recursos.

Para Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste, o corte de orçamento não pode ser justificativa para a agência deixar de cumprir o seu papel, “principalmente num setor que é campeão de queixas nas entidades de defesa do consumidor por má prestação de serviços. E ainda mais às vésperas de um grande evento que o Brasil sediará, como os Jogos Olímpicos, em que a fiscalização terá de ser reforçada”.

Na Olimpíada, há previsão de uma grande equipe de técnicos realizarem o monitoramento e fiscalização técnica dos serviços de telecomunicações, especialmente em relação ao uso de frequências, essenciais para os serviços de segurança pública e transmissões de TV.

O monitoramento e a posterior aplicação das penalidades às empresas que desrespeitam as normas é essencial para que haja a melhoria dos serviços de telecomunicações.

A Proteste cobra que se garanta a normalidade dos serviços, para o consumidor poder usufruir de  telecomunicações contínuas e de qualidade.  As dificuldades financeiras da Anatel são decorrentes da crise econômica, de acordo com o ministro Gilberto Kassab. Em entrevista recente, ele afirmou que assumiu o compromisso de fazer um esforço para mostrar ao Ministério do Planejamento a importância da transferência de recursos para a agência.

No ofício, a entidade destaca que na qualidade de órgão regulador do segmento de telecomunicações, cabe à Anatel atender os princípios contidos no artigo 4º do Código de Defesa do Consumidor, entre os quais se encontram o reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo e a ação governamental no sentido de proteger efetivamente o consumidor.

E o artigo 22 do CDC também fixa as condições em que deve ser prestado o serviço: os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

1 COMENTÁRIO

  1. Trabalho na área de telecom, e utilizava muito este serviço, mas parei de fazer reclamações neste orgão pois a muito tempo percebi que ao invés de defender o consumidor este orgão passou a defender as operadoras. Para quem se interessar neste assunto e só entrar no site e verificar as resoluções baixadas nos últimos anos, as que foram criadas em defesa do consumidor não são respeitados pelas operadoras, e que as baixadas para defender as operadoras são colocadas em pratica no mesmo momento sem que ninguém cobre as resoluções sejam cumpridas para ambas as partes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile