Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Dia dos Namorados: hackers dão mais um golpe

Dia dos Namorados: hackers dão mais um golpe

0
Publicidade

Com a chegada do Dia dos Namorados, hackers criaram uma promoção falsa utilizando a linha de produto Glamour da marca O Boticário, que promete um kit de perfume para a pessoa que responder a um questionário e compartilhar o link com amigos via WhatsApp. Segundo o dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibercrime, mais de 40 mil pessoas foram impedidas pelo aplicativo de segurança digital dfndr security de terem seus aparelhos infectados por esse golpe apenas nas últimas 24 horas.

Ao clicar no link malicioso, o usuário precisa responder três perguntas para ganhar o suposto kit de perfume. São elas: “Você gostaria de ganhar um kit masculino ou feminino?”; “O kit é para uso próprio ou presente para o namorado(a)?”; “Você indicaria nossa promoção para amigos ou familiares?”. Independentemente das respostas escolhidas, o usuário é encaminhado para uma página que solicita o compartilhamento da falsa promoção com 30 amigos ou grupos no WhatsApp. Ao final, o usuário é direcionado para realizar o download de um malware.

Para passar credibilidade e incentivar o compartilhamento, o link malicioso exibe comentários de falsos usuários que alegam terem recebido o benefício, como: “Maravilha… consegui pegar pra dar de presente”; “Presente da namorada garantido hehe”, “Minha mãe também conseguiu pegar os dois”.

Para evitar cair em falsas promoções, os especialistas do dfndr lab reforçam a importância de as pessoas criarem o hábito de se certificar sobre a veracidade de qualquer informação antes de compartilhá-la com seus contatos. Nestes casos, é possível usar a ferramenta gratuita de verificação de links do dfndr lab.

Além disso, é importante utilizar soluções de segurança que disponibilizam uma função de bloqueio anti-phishing, como o dfndr security disponível gratuitamente na Google Play, cujo sistema é capaz de analisar todas as ameaças existentes no mundo virtual e bloqueá-las instantaneamente.

Esclarecimento do O Boticário

O Boticário esclarece que não está realizando nenhuma promoção com sorteio de kits de Dia dos Namorados, conforme informação que circula pelas redes sociais.

O suposto sorteio, que direciona os interessados para uma página de internet, é falso, não corresponde com a realidade e ainda pode representar um risco a quem acessar links estranhos ou preencher possíveis formulários com dados pessoais.

A marca está apurando a origem desses boatos e caso algum consumidor se sinta lesado, os canais de comunicação de O Boticário estão abertos para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile