Liga Ventures lista 66 startups com propósito de gerar inovação para gestão pública

1

O ecossistema de inovação tem se desenvolvido de forma rápida e, ao mesmo tempo em que são concebidas tecnologias que têm a missão de oferecer melhorias em diferentes segmentos do setor privado, também surgem soluções aplicadas ao setor público, que visam agilizar a gestão interna dos órgãos do Governo, auxiliar na redução de prazos, burocracias e proporcionar mais eficiência e transparência no uso de recursos públicos.

Pensando em disponibilizar uma fonte de fácil consulta sobre negócios cujas propostas foram desenhadas para solucionar problemas governamentais, a Liga Ventures, principal ponte para o desenvolvimento de soluções inovadoras entre startups e empresas no Brasil, com apoio estratégico da PwC e em parceria com a Meryt, govtech amazonense que se propõe a gerar dados e indicadores de desempenho dos servidores público, disponibiliza um novo mapeamento de startups.

O resultado faz parte da Startup Scanner, ferramenta pioneira que permite acompanhar de forma dinâmica a movimentação nos mais diferentes segmentos, com atualizações constantes e de forma gratuita. Uma vez que o poder público pode comprar os mais variados produtos e serviços, um dos aspectos fundamentais para a Liga Ventures interpretar uma startup como govtech foi a compatibilidade e o direcionamento da proposta de valor da mesma para a gestão pública.

"As govtechs representam o lado bom do governo! Eficientes, transparentes, ágeis e com preços acessíveis, essas startups focadas nos problemas do poder público, que são muitos, podem não só melhorar a qualidade dos serviços, mas também impulsionar o ambiente de negócios como um todo por meio da transformação digital e da desburocratização. Inovar na gestão pública não é apenas trocar as peças, mas repensar a máquina; e é isso que as govtechs estão fazendo", afirma Lucas Prado, cofundador da Meryt, que colaborou como consultor do mapeamento.

O mapa aponta, neste momento, 66 startups com propósito de gerar inovação para a gestão pública ativa, divididas em 14 categorias de aplicação e em 29 cidades do Brasil. Somente no último mês, 16 novas startups foram fundadas, de acordo com a Startup Scanner. Entre os segmentos com mais soluções, estão Smart Cities (16,67%), Licitação e Contratos (10,61%), Transformação Digital (10,61%), Mobilidade Urbana (9,09%) e Saúde Pública (9,09%).

"Existem dezenas de startups que podem ser apresentadas como govtechs, mas para esse estudo em específico buscamos soluções com propostas que gerem valor para o governo, e com negócios escaláveis. O intuito é fazer com que essas soluções tenham mais visibilidade, para que de fato cumpram seu papel, auxiliando na gestão mais eficiente dos órgãos governamentais", conta Raphael Augusto, diretor de inteligência e estudos de mercado e Startup Hunter da Liga Ventures.

Este mapeamento da Startup Scanner tem como base o banco de dados da Liga Ventures, com mais de 25 mil startups e que conta com diversas fontes, como inscrições para os programas de aceleração, estudos do Liga Insights , eventos que promovem todos os anos, recomendações de parceiros externos, notícias em portais de negócios, bases abertas, indicações diretas e busca ativa

"O nosso apoio estratégico à Startup Scanner veio reforçar o nosso movimento aqui no Brasil para ampliar nossas expertises dentro do mundo de inovação aberta e startups, representando um importante passo para a construção de novos caminhos, ativos e soluções. E, o setor público, também é um importante ator neste cenário", comenta Luiz Ponzoni, sócio líder da área de New Ventures and Innovation da PwC no Brasil.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.