Publicidade
Início Blogueria Uma rede mais segura para o usuário

Uma rede mais segura para o usuário

0
Publicidade

A pandemia mudou radicalmente nossos hábitos. Uma das marcas mais notáveis do famigerado “novo normal” foi o aprofundamento da nossa relação com o mundo digital. Em alguns meses, passamos a trabalhar e encontrar os amigos virtualmente, a fazer mais compras e pagamentos online, a contar com o delivery com muito mais frequência. Nenhuma dessas práticas é nova, mas no último ano elas foram incorporadas ao nosso cotidiano com velocidade e intensidade surpreendentes.

Como sempre, grandes mudanças não vêm sem algum risco. Um dos problemas desse aumento generalizado das interações virtuais é a maior exposição de nossos dados. A cada transação online, fornecemos informações pessoais – como endereço e número de documentos – e bancárias, as quais, nas mãos de criminosos, podem gerar transtornos enormes para qualquer usuário.

É preciso, portanto, disseminar ainda mais algumas recomendações básicas para o uso seguro das plataformas virtuais. Ações simples, como ativar a verificação em duas etapas para os aplicativos de mensagens, não responder ao SMS supostamente enviado pelo banco, jamais compartilhar senhas com terceiros, dentre outras, fazem enorme diferença. Especialmente com a entrada maciça de novos usuários para o mercado digital, dicas como essas devem ser sempre seguidas.

Mas é claro que esse cuidado não pode partir apenas dos consumidores. Ao longo dos últimos meses, a proteção de dados virou uma das grandes preocupações do próprio mercado. Diversas empresas, sobretudo em setores como crédito e e-commerce, investem pesado em segurança, cientes de que, com isso, protegem não apenas seu patrimônio contra possíveis fraudes, como também sua imagem e reputação junto aos clientes.

Tecnologias de proteção de identidade, como biometria facial, sobretudo quando utilizada junto com a assinatura eletrônica, por exemplo, se tornaram mais comuns devido aos benefícios à sociedade e às instituições na prevenção às fraudes. Se pelo lado do consumidor elas permitem a simplificação de processos juntamente com alta segurança; do lado das empresas, aumentam a inovação e confiabilidade em toda a jornada.

Uma pesquisa recente estimou que, até 2025, o número de compras validadas por biometria facial deve dobrar. Trata-se de um indicativo, dentre vários outros, de que vivemos uma revolução na maneira como protegemos nossa privacidade em ambientes virtuais.

Cientes de que a economia do futuro se baseará cada vez mais na análise e compartilhamento de dados, as empresas de segurança digital precisam estar à altura do desafio reservado pelos próximos anos. Temos que garantir, acima de tudo, mecanismos que empoderem e tragam segurança ao verdadeiro dono desse valioso patrimônio virtual: o usuário.

Diego Martins, fundador e CEO da IDTech unico.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile