Vivo acelera projeto para reciclar mais de 1,5 milhões de modens e decoders de TV

0

A Vivo lança esta semana uma nova etapa do movimento Reciclecom a Vivo, destinado à coleta, recondicionamento e reciclagem de modens e decodificadores dos serviços de banda larga e TV. A proposta é sensibilizar clientes que possuem estes equipamentos sem uso, para que realizem a devolução e garantam destinação adequada dos aparelhos. A expectativa é chegar ao fim de 2021 com mais de 1,5 milhão de equipamentos recondicionados, que retornarão ao mercado, cumprindo todos os padrões de segurança, em perfeitas condições de uso.

Para atingir seu objetivo, a Vivo irá utilizar sua inteligência artificial, a Aura, no processo de abordagem e sensibilização dos clientes, via aplicativo de mensagens, além de campanhas nos canais digitais da operadora, para mostrar como é feita a recuperação e reciclagem dos equipamentos. Quem possui aparelhos sem uso pode solicitar o recolhimento em casa, através do site da Vivo, ou mesmo levá-los até uma das 1,6 mil lojas da operadora em todo o país. A Vivo recolhe e recupera mais de 100 mil destes equipamentos por mês, que passam por atualização de software, reparos técnicos e estéticos. O que não pode ser recuperado, mais de 370 toneladas de materiais, é destinado à reciclagem por empresas especializadas, dentro do programa Recicle com a Vivo.

"Com a aceleração desta iniciativa, buscamos uma gestão cada vez mais eficiente dos recursos em nossa cadeia produtiva e mobilizamos nossos clientes na prática do consumo responsável", revela o diretor de Logística da Vivo, Leandro Stumpf. Além de preservar o meio ambiente, a recuperação destes equipamentos também possibilita à Vivo uma economia anual relevante com a aquisição de novos aparelhos, além de reverter riscos de ruptura de estoque, dada a escassez global de componentes eletrônicos.

"O movimento pela economia circular ganha cada vez mais relevância à medida em que o consumo de eletrônicos aumenta e os recursos naturais tornam-se cada vez mais escassos. Por isso, a reciclagem é o caminho mais consciente e sustentável. Estamos juntos com nossos clientes nessa jornada" revela a executiva de Sustentabilidade da Vivo, Joanes Ribas.

Logística Reversa

A Vivo foi pioneira no setor a implantar, ainda em 2006, seu programa de logística reversa, o Recicle com a Vivo, e oferecer aos clientes e não clientes a coleta e destinação de equipamentos eletrônicos que estão sem uso, como celulares, carregadores, fones, cabos e baterias. Por meio da iniciativa, a empresa mantém pontos de coleta disponíveis em lojas e revendas em todo o País e dá aos consumidores a opção pelo consumo responsável.

Desde que foi implantado, o programa já recolheu mais de 5 milhões de itens, sendo mais de um milhão de celulares e garantiu a destinação adequada de 118,9 toneladas de resíduos, que voltam para a cadeia produtiva sob a forma de matéria prima para produção de equipamentos como novos cabos e baterias. Em 2020, as lixeiras do programa Recicle com a Vivo receberam o equivalente a 7,6 toneladas de itens eletrônicos, entre celulares, cabos e carregadores, um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, fortalecendo as iniciativas da Vivo voltadas ao consumo responsável. A empresa também recicla 96,5% dos resíduos eletroeletrônicos originados da sua operação. A reciclagem de materiais diversos da logística reversa de redes também segue acelerada e já supera 1,5 mil toneladas mensais, mais que o dobro do praticado em 2020.

ESG FORUM

A TI INSIDE promove dias 16 e 17 de junho o ESG Forum, evento que vai discutir através de painéis de discussão os desafios para se tornar uma empresa ESG, governança corporativa, mudanças climáticas e capital humano. Mais informações, grade do evento, inscrições no site www.esgforum.com.br ou pelo telefone/WhatsApp 11-3138-4619 info@tiinside.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.