UE investigará monopólio de empresas de internet

0

O chefe de políticas de defesa de concorrência da Comissão Europeia, Joaquín Almunia, declarou que estará atento a práticas anticompetitivas de grandes empresas de internet na Europa. Sem citar nomes, em sua menção, porém, ele deixa explícito tratar-se do Google e do Facebook, já que se referiu a maior empresa de buscas na internet, que detém 95% de participação na região, e a principal rede social, que tem 70% de representatividade.
Almunia revelou que atualmente está analisando acusações de conduta anticompetitiva do Google em relação a buscas na internet. "O trabalho está em fase inicial, mas dada a importância do serviço de buscas para um mercado de internet competitivo, estou analisando as alegações muito cuidadosamente", afirmou ele em texto publicado no site da Comissão Europeia.
Vale lembrar que, em fevereiro, a Comissão Europeia já havia iniciado uma investigação sobre a posição domimante do Google no mercado de buscas e de publicidade em buscas na União Europeia. "Na internet, a informação viaja rápido e os usuários podem ser muito reativos a ela. Se os resultados em uma ferramenta de busca, por exemplo, são manipulados, pode muito bem fazer a diferença no mercado se os consumidores souberem disso. Mas a transparência é o suficiente?", questionou Almunia. "Se as empresas se estabeleçam em uma posição forte no mercado, pode haver riscos de que usem essa posição para impedir a entrada de outros competidores", finalizou Almunia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.