Publicidade
Início Gestão Infraestrutura Grupo O Boticário troca plataforma de armazenamento e melhora desempenho de backup

Grupo O Boticário troca plataforma de armazenamento e melhora desempenho de backup

0
Publicidade

A Dell EMC implementou um projeto para melhorar o backup em uma das fábricas do Grupo Boticário, localizada em Curitiba (Paraná). O upgrade permitiu tanto o aumento de performance nas rotinas de armazenamento da empresa quanto a redução drástica no tempo das rotinas de desduplicação. Portanto, ao iniciar o backup dos arquivos, todos os dados existentes não precisam ser copiados novamente. Essa inteligência tecnológica agiliza processos e economiza espaço nos discos de armazenamento.

Atualmente, o Grupo Boticário controla quatro unidades de negócio (O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box). Está presente em nove países e conta com uma força de trabalho composta por 7 mil colaboradores diretos, representando a maior rede de franquias em cosméticos do mundo. O núcleo de tecnologia do grupo atua na gestão de infraestrutura de datacenter em todos os mais de 4 mil pontos de venda das quatro empresas.

Dentre os objetivos desejados com a implementação estavam ganhos na utilização de um centro de backup e restauração com a replicação de dados nas unidades de Curitiba e São José dos Pinhais, ambas no Paraná, e a redução dos custos excessivos de fitas para gravação dos dados, diminuindo também o consumo de energia elétrica e o espaço físico.

O Grupo escolheu o Dell EMC Data Domain para obter uma solução de disaster recovery (recuperação de desastres) com replicação, integração simples com o software de backup já existente e fácil escalabilidade. A solução também propiciou retenções mais longas nos backups operacionais, backups e restaurações mais rápidas, baixo consumo dos links de replicação e a redução do footprint.

Os desafios encontrados antes da implementação da solução de backup e proteção de dados consistiam em eliminar o gasto constante e, praticamente fixo, de aquisição de fitas de armazenamento de dados; a manutenção da infraestrutura antiga e a alocação de profissionais operando nos ambientes complexos do setor.

Dentre os propósitos estavam a consolidação do ambiente anterior em um único espaço, visando reduzir o número de racks físicos existentes, o consumo de energia elétrica, e a realocação de pessoas para áreas de atuação mais dedicadas.

Como resultado, a equipe de TI do Boticário conta que dispunha de 38 racks de data centers em sua estrutura de funcionamento e passou a utilizar apenas dez – ainda menores que as anteriores – para as tarefas de processamento e armazenamento, sendo um dos racks dedicado exclusivamente para as demandas de disaster recovery.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile