Publicidade
Início Notícias Gestão Empresas lançam sistema de monitoramento inteligente de pneus

Empresas lançam sistema de monitoramento inteligente de pneus

0
Publicidade

A Bridgestone está colaborando com a Microsoft no desenvolvimento de um sistema de monitoramento para detectar problemas de danos nos pneus em tempo real. O sistema está focado na detecção de quatro problemas principais: pressão inadequada, fadiga, desgaste irregular e, por último, danos causados por meio-fio, buracos ou itens na estrada.

O TPMS (Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus) ajuda os motoristas a evitar problemas de baixa pressão; o serviço regular e a substituição dos pneus no tempo adequado protegem contra desgaste e fadiga.

A exceção, e a última lacuna de segurança, são os danos nos pneus – que podem ocorrer a qualquer momento e geralmente só podem ser detectados em uma inspeção manual cuidadosa. Pneus danificados podem gerar acidentes. Eles também podem afetar negativamente outros componentes do veículo, como, por exemplo, causar danos às rodas e, assim, criar uma fonte adicional de perigo potencial para os motoristas.

O Sistema de Monitoramento de Danos aos Pneus (TDMS) da Bridgestone oferece informação de danos em tempo real. Por meio da estrutura de nuvem da MCVP e junto com os dados existentes do sensor do hardware já instalado, ele usa algoritmos para detectar eventos que afetam a superfície e a carcaça do pneu. O motorista pode ser imediatamente notificado do perigo e agir para remediar a situação. Atualmente, não há outro sistema de monitoramento equivalente disponível no mercado e alternativas exigiriam a instalação de hardware extra.

Próximos passos

Este sistema de monitoramento de danos nos pneus tem outras aplicações valiosas. Ele não apenas entende quando o dano ocorreu, mas também onde. Dessa forma, permite uma visão mais ampla das condições e infraestrutura das estradas, que pode ser usada para alertar os órgãos responsáveis pela gestão das vias sobre a presença e localização de buracos e outros perigos. Futuros veículos autônomos também poderão se beneficiar, à medida que o sistema passa informações sobre riscos locais nas proximidades, bem como armazena dados na nuvem.

Atualmente, o novo Sistema de Monitoramento de Danos aos Pneus da Bridgestone está disponível para frotas e veículos equipados de fábrica com o MCVP. A parceria com a Microsoft também permite que a Bridgestone desenvolva sua solução para atender aos requisitos de frotas e montadoras parceiras em todo o mundo.

Uma parceria digital pelo futuro da mobilidade

A MCVP fornece uma consistente plataforma em cenários digitais, conectada à nuvem, sobre a qual soluções voltadas ao cliente podem ser construídas, incluindo navegação avançada, direção autônoma, serviços de telemática e previsão, entre outros. Ela inclui a disponibilidade e escala globais que acompanham o Microsoft Azure.

A plataforma fornecerá à Bridgestone uma infraestrutura digital que acelerará o fornecimento de soluções de mobilidade conectadas, permitindo acesso a uma infinidade de recursos de nuvem, IA e IoT do Microsoft Azure. Por sua vez, trabalhar com a Bridgestone ajuda a Microsoft a expandir seu ecossistema de parceiros e permite que os clientes da MCVP integrem as soluções desses parceiros em suas próprias ofertas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile