Tecpar e L8 Group criam projetos para cidades inteligentes

0

A L8 – empresa curitibana que reúne soluções de tecnologia de segurança, automação e energia renovável de ponta – é uma das oito empresas selecionadas pela Agência de Inovação do Tecpar para participar do programa de tecnologias para smart cities, como o poste inteligente, câmeras para leitura de placas de veículos, reconhecimento facial para segurança pública, garagens solares entre outras.

O intuito do Living Lab é difundir para todo o Paraná as tecnologias voltadas para deixar cidades mais inteligentes e sustentáveis, e estimular o empreendedorismo inovador no estado. "O que mais motivou a L8 Group a participar do Living Lab foi a possibilidade de expor as nossas inovações, e o que há de mais moderno no mercado. Além disso, colaborar com o desenvolvimento do Paraná, e do Brasil, fazendo funcionar dentro do Living Lab as mais modernas tecnologias disponíveis no mundom", conta Leandro Kuhn, CEO da L8.

Garagem Solar

A Garagem Solar é composta por painéis solares instalados na parte superior da estrutura. O objetivo é, por meio dessas placas, gerar energia limpa a partir da captação da luz do sol. A eletricidade produzida pode ser utilizada para abastecer uma casa ou empresa, ou até mesmo carregar carros, motos e bicicletas elétricas. A estrutura já está instalada na sede do Tecpar e é mais uma inovação que será exposta no Living Lab.

Câmera Inteligente

As câmeras inteligentes para rastreamento de veículos possibilitam reconhecer placas de carros, identificar o proprietário do veículo, e ainda a rota feita por ele. A câmera tem um dispositivo que consegue gerar relatórios quantitativos do veículo por período, e por entrada e saída dele em determinado estabelecimento. Com as câmeras inteligentes é possível identificar um roubo de carro, um sequestro e até um atropelamento seguido de fuga, por exemplo.

Poste Inteligente

O poste inteligente surge com a proposta de melhorar a infraestrutura de segurança dos locais, principalmente regiões de escolas, hospitais, atrações turísticas, supermercados e lugares com grande circulação de pessoas. O poste, estruturado com duas câmeras, captura imagens ao vivo, consegue fazer zoom em áreas críticas, e identificação facial. O poste vem equipado com um botão de emergência para acionamento da polícia, ou guarda municipal, em caso de emergência.

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é um sistema que ajuda a identificar rostos de uma forma muito rápida, mesmo que a pessoa esteja utilizando uma máscara em períodos de pandemia, e permite um controle mais efetivo da região a ser monitorada. Além disto a solução de reconhecimento facial da L8 permite identificar o gênero, idade, e humor da pessoa.

"A maioria das soluções apresentadas pela L8 são focadas em trazer eficiência e proporcionar mais segurança às cidades e seus moradores. São ágeis ferramentas de inteligência que podem tornar-se apoio para as forças policiais, governamentais e de segurança de uma forma geral, explica Leandro Kuhn. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.