Publicidade
Início Notícias Comunicações TIM assina TAC que vai levar 4G a 449 municípios ainda não...

TIM assina TAC que vai levar 4G a 449 municípios ainda não atendidos pela tecnologia

0
Publicidade

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo de Morais, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e, virtualmente, o CEO da TIM Brasil, Pietro Labriola, participaram nesta terça-feira (7/7) do lançamento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre a Anatel e a TIM. A cerimônia, que contou com a presença dos conselheiros da Agência Vicente Aquino e Carlos Baigorri, ocorreu no Ministério das Comunicações, em Brasília (DF).

Na avaliação do presidente da Anatel, “esse é um dia bastante emblemático. Muitos esforços foram envidados para chegarmos ao ponto de assinarmos o primeiro TAC da história da Agência”. Leonardo de Morais explicou que “o TAC tem dois aspectos essenciais: para além da cessação da conduta infrativa, que é o objeto nuclear de um TAC, a gente também coloca compromissos de investimento adicional”.

O presidente ressaltou que “existe uma relação de causalidade entre crescimento econômico e banda larga. O próprio Banco Mundial atesta isso: a cada 10% de crescimento da penetração da banda larga, há 1% de crescimento do PIB e esse efeito é ainda maior em países em desenvolvimento. Isso com certeza gera mais negócios, mais renda, dinamiza a economia”.

O TAC prevê, por meio de projetos estruturantes, levar 4G para 449 municípios ainda não atendidos por essa tecnologia; conectar 238 municípios com fibra ótica; e levar 4G, com 700 MHz, a 1.388 municípios. O TAC com o Grupo TIM engloba os temas Direitos e Garantias dos Usuários, Qualidade, Ampliação do Acesso e Finalização e foi aprovado pelo Conselho Diretor da Anatel, em sua versão final, em 18 de junho de 2020 e tem valor de referência de R$ 639 milhões.

O Termo, vale lembrar, já foi aprovado também pelo Tribunal de Contas da União. O acordo contempla o compromisso adicional de levar banda larga móvel com tecnologia 4G a 350 municípios com menos de 30 mil habitantes situados nas regiões Norte e Nordeste, no Norte de Goiás e de Minas Gerais, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média nacional. Com a expansão da rede da telefonia móvel, estima-se que serão beneficiados 2,6 milhões de habitantes. A nova infraestrutura será instalada em três anos, sendo mais de 80% nos primeiros dois.

Para o ministro das Comunicações, Fábio Faria, a solenidade de hoje marcou “o lançamento de um projeto que possui múltiplas vertentes para transformação do País e que significa o marco de uma atuação mais moderna de regulação e de implementação de política pública”. Ele ressaltou, ainda, que o Termo de Ajustamento de Conduta configura uma mudança de paradigma: “o Poder Público passa a obter compliance dos entes privados não apenas impondo multas que seriam discutidas administrativamente ou no Judiciário por anos, mas acelerando o desenvolvimento da infraestrutura do País. Estamos falando na obtenção de recursos para investimento por um novo caminho”.

Pela TIM, Pietro Labriola, falou que com o TAC serão conectados três milhões de brasileiros.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile